Geral

Programa de preparação para mercado de trabalho forma nova turma em Cachoeiro

Em abril, outra turma do ciclo de oficinas recebeu certificado

A prefeitura de Cachoeiro promove na tarde desta quinta-feira (7), a certificação de mais cinco turmas do Acessuas Trabalho, programa do governo federal para facilitar a inserção de pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

Os alunos participaram de um ciclo de oficinas de Inserção e Comportamento no Mercado de Trabalho, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) por meio do Acessuas, que é o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, do Ministério do Desenvolvimento Social.

A solenidade para entrega dos certificados ocorre no auditório da Semdes, ao lado do pavilhão da Ilha da Luz, às 14h. Das cinco turmas, duas tiveram aula no Village da Luz, e as outras três, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), na Semdes e no Centro de Referência da Juventude (CRJ).

Cada turma participa de quatro oficinas. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marcia Bezerra, as aulas do programa funcionam como ponte entre as oportunidades de trabalho e os alunos. “Os alunos recebem orientações para que possam aproveitar da melhor forma possível suas habilidades e para ampliar atividades que já desenvolvem”, explica.

Jardim Itapemirim tem certificação dia 21

No próximo dia 21 tem certificação de mais uma turma, na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim. Desde o início do ciclo na cidade, já foram promovidos 20 encontros. A certificação de turmas mais recente foi realizada em abril.

Nas oficinas, moradores atendidos em projetos sociais têm acesso, por exemplo, a informações sobre contribuição ao INSS, para elaboração de um bom currículo e procedimentos para sair da informalidade. Outros cursos serão firmados em breve.

Pontos moeda