ADOTE UMA CAUSA

Geral

Com mais de 8 mil atendimentos por ano, fundação apoiada pelo Instituto Americo Buaiz investe em nova sede

Desde 2009, a clínica realiza a assistência a população em um espaço alugado

Foto: Divulgação

Com mais de 8 mil atendimentos médicos e odontológicos por ano, a Fundação Clínica Carmem Lucia, instituição apoiada pelo Instituto Americo Buaiz nos meses de maio e junho, está construindo uma nova sede. O objetivo da Clínica, localizada em Riviera da Barra, é melhorar e ampliar o atendimento aos moradores da Região 5 de Vila Velha.

Desde 2009, a clínica realiza a assistência a população em um espaço alugado. Com a finalização das obras da nova sede, previstas para o segundo semestre de 2020, e que terá mais de 2 mil metros de área construída, o atendimento promete ser ainda mais qualificado. 

Segundo o diretor geral da Fundação, Daniel Aaron Weiss, 95% dos fundos da Clínica Carmem Lucia são provenientes da Peter and Carmem Lucia Buck Foundation, com sede em Nova York. 

"A atuação de voluntários, além da participação mais efetiva dos órgãos públicos e privados, e de parcerias com instituições de ensino, são fundamentais para manutenção e crescimento das atividades disponibilizadas pela clínica", afirma Daniel. 

Foto: Divulgação
Priscila Lube Moraes, gerente da Fundação, e Daniel Aaron Weiss, diretor geral 

Entre os serviços médicos e odontológicos disponibilizados gratuitamente a população, estão os atendimentos ginecológicos, psicológicos e pediátricos. Desde 2017, a clínica já realizou mais de 20 mil consultas médicas, mais de 5 mil consultas ginecológicas, 900 consultas psicológicas, 27 mil consultas odontológicas e 83 mil procedimentos.

Ao todo, a fundação conta com 27 funcionários celetistas, cinco voluntários e seis estagiários remunerados. O atendimento, que é realizado de segunda a sexta-feira, envolve consultas, cursos e palestras. Entre os profissionais disponibilizados para o atendimento da população assistida pela clínica estão médicos, dentistas, enfermeiros e psicólogos. 

Foto: Divulgação

Como colaborar

Considerando a atividade que desenvolve, a Fundação Clínica Carmen Lucia necessita de material de consumo diário, como luvas, máscaras e toucas descartáveis. Além disso, a doação de fio dental, escovas de dentes e creme dental é fundamental para complementar as palestras de saúde bucal ao serem entregues aos participantes.

Outra necessidade constante é a ampliação do número de pessoas atendidas. Com isso, a entidade precisa de voluntários nas áreas de medicina, odontologia e psicologia, além de apoiadores financeiros que deem suporte à ampliação do espaço e ao número de atendimentos.

Troco Pedágio

A Clínica Carmem Lucia participa, até o dia 25 de agosto, da campanha Troco Pedágio, da RodoSol. Para contribuir, os usuários da Rodosol devem depositar a doação nas caixas de arrecadação localizadas nas cabines de cobrança dos pedágios de Guarapari e da Terceira Ponte. 

Para Priscila Lube Moraes, gerente da Fundação, a experiência de participar da campanha apresenta benefícios além do valor arrecadado. Segundo ela, muitas pessoas passam a descobrir o projeto a partir da divulgação do Troco Pedágio. "Nossa expectativa é que os usuários participem ativamente da campanha e nos ajudem a adquirir novos equipamentos odontológicos para a Fundação", revela.

Carmem Lucia

O nome da clínica foi escolhido em homenagem à Carmem Lucia Buck. Ela nasceu na cidade mineira de Mantena e se mudou para Vila Velha. Ainda jovem, Carmem Lucia foi morar nos Estados Unidos, onde

casou e começou a criar sua família. O sonho dela sempre foi dar algo para o município capixaba onde morou, mas acabou falecendo em 2003, vítima de um câncer. Com o apoio da Peter and Carmem Lucia Buck Foundation, de Nova Iorque (EUA), amigos e familiares se uniram e realizaram o sonho da jovem para criar uma clínica de saúde no Brasil.,

Apoio IAB

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado através do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Podem requerer o apoio social do IAB as instituições do Terceiro Setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Basta acessar o portal e preencher o formulário de requerimento de apoio social enviando os documentos solicitados.



Pontos moeda