Geral

Oportunidade! Universidade nos EUA oferece bolsa para brasileiros

Por meio de edital da Fapesp um professor ou pesquisador será selecionado para estudar na Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University

Foto: Divulgação

A Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) anuncia a abertura de processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University, com sede em Washington, nos Estados Unidos. Por meio de edital, será selecionado para a bolsa um professor ou pesquisador visitante brasileiro em meio de carreira que exerce atividades em instituições brasileiras.

Será dada preferência a candidatos das áreas de Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História do Brasil, com enfoque em processos sociais e políticos contemporâneos.

A iniciativa é uma parceria da Fapesp, que cofinanciará propostas selecionadas cujos proponentes sejam vinculados a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Estado de São Paulo, e da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) com a Georgetown University.

O programa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas Ciências Humanas e Sociais.

O programa prevê a concessão de uma bolsa, com duração de um ou dois semestres acadêmicos, durante o ano acadêmico de 2020/2021 na Georgetown University.

A chamada prevê a concessão de uma bolsa no valor de US$ 5 mil mensais, pago apenas nos meses de efetiva permanência nos Estados Unidos, além de um auxílio-instalação de US$ 2 mil. O pesquisador selecionado também tem direito a seguro-saúde e passagem aérea de ida e volta em classe econômica.

Dentre outros requisitos para a inscrição, os candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2004. As inscrições são gratuitas e o candidato deverá apresentar sua candidatura à Comissão Fulbright, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição on-line e de acordo com as instruções específicas, disponíveis na página da instituição. O recebimento de candidaturas será aceito até o dia 31 de agosto de 2019.

Com informações do R7.


Pontos moeda