Geral

Veja como participar dos festejos de Corpus Christi na região serrana

Algumas paróquias de Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante terão especial para celebrar o dia santo

Foto: Divulgação
Tapetes confeccionados em Domingos Martins em 2018

Nos municípios da região serrana, os festejos de Corpus Christi serão realizados na quinta (20) e no domingo (23). O feriado é considerado uma das datas mais importantes do calendário capixaba, trazendo centenas de turistas para apreciar os tradicionais tapetes produzidos pelas comunidades.

As paróquias da região já estão com as programações definidas para as comemorações deste dia. Confira:

Domingos Martins

Na Paróquia de Santa Isabel, que tem como pároco o padre Santhosh Paul D’Souza, as 10 comunidades farão a produção de 500 metros de tapetes na véspera do feriado na rua Padre Francisco Albers, iniciando na Casa de Retiro, passando pela Gruta São Judas Tadeu e retornando pela rua do posto de saúde. O trajeto será finalizado na Igreja.

Na quinta-feira, após a missa celebrada às 9h na Casa de Retiro, antigo Seminário do Verbo Divino em Santa Isabel, haverá a procissão com o Santíssimo, que percorrerá os tapetes feitos no dia anterior pelas comunidades.

Sob supervisão do padre Rohan Walter Menezes, a paróquia de Pedra Azul festejará o dia santo no domingo, 23 de junho. A missa terá início às 10h, com procissão sobre os 240 metros de tapetes ao redor da igreja marcada para o final da celebração. O almoço do domingo contará com comida típica, tarde festiva com leilão, rifa, moda de viola e ação entre amigos, com um Fusca como prêmio máximo. Os tapetes serão confeccionados a partir das 12h do dia 22 de junho.

Já a paróquia de Paraju resolveu unir as celebrações de Corpus Christi e do Dia da Paróquia Santíssimo Sacramento no dia 23, domingo. "O nome da paróquia se deve à festa, que é muito tradicional, como o costume europeu", conta Florinda Maria Stein, participante da coordenação da festa, liderada pelo padre Eduardo de Oliveira Rodrigues.

Em Paraju serão confeccionados 1800 metros de tapetes pelas ruas da cidade, tendo cada morador responsável pelos tapetes que ocupam a frente de suas casas. "Cada morador forma uma equipe e uns fazem 10 metros, outros 60 metros, e é uma festa que inicia no sábado, a partir das 18h", acrescenta Florinda. No domingo, 23, a missa será campal, com início às 10h. A procissão saíra logo após a celebração e será finalizada na frente da igreja matriz.

Marechal Floriano

Na paróquia de Sant'Anna, o padre Marcos Roberto Barbosa Brito informou que os festejos de Corpus Christi começarão no dia 19, às 18h, com a participação das 13 comunidades, famílias e pastorais confeccionando 590 metros de tapete.

Já no dia 20, a missa será celebrada às 10h, no Ginásio de Esportes da cidade. Logo após a celebração, a procissão sobre os tapetes terá início, passando pela avenida Presidente Kennedy até a Igreja Matriz de Sant'Anna, onde haverá a benção final. "A nossa expectativa neste ano é de termos a presença de mais de 3 mil pessoas", informa o pároco.

Venda Nova do Imigrante

Na comunidade de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, a programação será realizada nos dias 19 e 20. Na véspera de Corpus Christi, os tapetes serão confeccionados a partir das 8h, com o apoio e participação das comunidades da paróquia.

A missa no dia 20 acontece a partir das 10h, na Igreja Matriz, com renovação do Ministério da Eucaristia para os ministros extraordinários da distribuição da Eucaristia da paróquia. O encerramento do Corpus Christi será às 15h.

Pontos moeda