Geral

Projeto realiza desejos de pacientes em estado grave: 'eu queria comer churros, amo churros'

A administradora do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Tatiana Furtado, o projeto está em fase de implantação, mas a expectativa é de contemplar grande parte dos pacientes internados

Marlon Max

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Governo do ES

Um projeto de iniciativa da equipe médica do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, está tornando o dia a dia de pessoas internadas mais leve. A ideia do projeto “O que importa para você? é simples: consiste em atender desejos dos pacientes.

Nesta semana, o contemplado foi um paciente de 16 anos. Matheus está internado desde o dia 15 de abril e já esteve com quadro de saúde gravíssimo. Após passar por duas cirurgias, hoje se recupera em um leito da Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC).

Para tornar o dia do Matheus melhor, os voluntários do projeto não precisaram elaborar nenhum plano mirabolante. O pedido do adolescente foi simples, e comoveu os profissionais.

“Eu queria comer churros, amo churros. O dia que eu ganhar na loteria vou comprar um carrinho de churros para mim”, contou o menino.

Diante do pedido, a equipe se reuniu com os demais profissionais, incluindo fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, equipes médicas e de enfermagem e realizaram o pedido de Matheus.

Para a administradora do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Tatiana Furtado, o projeto está em fase de implantação, mas a expectativa é de contemplar grande parte dos pacientes internados.

“Essas primeiras intervenções já mostraram um efeito muito positivo. Nosso objetivo é, realmente, transformar a experiência do paciente. Queremos que lembrem do hospital com carinho e com a certeza de que fizemos o nosso melhor. A alegria na expressão dos pacientes e a possibilidade de realizar um desejo, por menor que seja, é muito gratificante para nós”, destacou.

Pontos moeda