Geral

#BlackOutTuesday: entenda o movimento que promoveu 'apagão' no Instagram nesta terça

Gravadoras e artistas se comprometeram a não realizar qualquer atividade comercial com a meta de ser um dia para "desconectar do trabalho e se reconectar com a comunidade"

Foto: Reprodução/Instagram

Você deve ter percebido que o feed do seu Instagram foi tomado por quadrados da cor preta acompanhados da hashtag #BlackOutTuesday. Pois bem, as postagens são frutos de um movimento que visa dar voz às pessoas negras.

Gravadoras e artistas se comprometeram a não realizar qualquer atividade comercial nesta terça-feira (02), com a meta de ser um dia para "desconectar do trabalho e se reconectar com a comunidade".

No Brasil, artistas e influenciadores aderiram ao movimento publicando a imagem e mantendo-se em silêncio.

Atores como Taís Araújo, Érika Januza, Ailton Graça, Sheron Menezzes, Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso e Helio de la Peña não postaram fotos, mas, sim, quadrados pretos acompanhados da hashtag #BlackOutTuesday, algo como "terça-feira do blecaute".

Alguns músicos, como Iza, Ludmilla e Elton John, também aderiram à campanha "The Show Must Be Paused" [algo como "o show deve ser parado"], fazendo com que novos trabalhos não sejam lançados neste momento.

O cantor Emicida adiou projetos de sua gravadora, a Laboratório Fantasma, e afirmou em nota que "todo o silêncio perante a injustiça é parte da violência"

Estopim

Isso tudo acontece em meio aos atos contra o racismo que ocorrem nos Estados Unidos e em todo o mundo após a morte do ex-segurança George Floyd.

Os protestos contra o racismo na abordagem policial começaram em Minneapolis, no Estado de Minnesota, onde Floyd, um homem negro de 46 anos, foi morto asfixiado por um policial branco que pressionou o joelho sobre o pescoço dele. A morte reacendeu o movimento contra o racismo na polícia, já visto em 2013 e 2014.

Pontos moeda