CORONAVÍRUS

Geral

Coronavírus: 45 mil casos são confirmados. Veja o perfil dos infectados pela covid-19 no ES!

Vila Velha, Serra e Vitória continuam liderando o ranking de cidades com maiores números de casos da doença

Foto: Divulgação

A atualização mais recente do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostra que 45.097 pessoas já testaram positivo para a covid-19 no Espírito Santo. Os dados foram atualizados na tarde de segunda-feira (29). Um total de 26.751 pacientes já se recuperaram da doença no estado.

A taxa de letalidade atual no Espírito Santo é de 3,59%. Isso significa que a cada mil pacientes infectados pelo novo coronavírus, cerca de 35 morreram em decorrência da doença. O total de óbitos registrados pela Sesa é de 1.620.

Segundo o detalhamento dos dados dispostos no painel, a maior parte dos infectados no Espírito Santo é de pessoas do sexo feminino, sendo 23.403 casos. Do sexo masculino, 21.684 pessoas testaram positivo. Outros 10 casos foram registrados em pessoas que se identificam com outros gêneros.

A maior parte dos infectados confirmados pela Sesa estão na faixa etária de 30 a 39 anos, seguidos pelos pacientes com idades entre 40 e 49 anos. A faixa etária com menor número de infectados no Espírito Santo é de pessoas com 90 anos ou mais, seguidos de crianças, com idades de 5 a 9 anos. O número também é baixo para aquelas crianças que têm até 4 anos de idade.

Dentre as comorbidades, lidera a lista aquelas que possuem problemas cardíacos, seguidos de diabetes e obesidade. Ainda há registro da doença em pessoas com problemas no pulmão, tabagismo e doenças renais. Em alguns casos, o paciente pode ter mais de uma comorbidade.

Localidades

Vila Velha, Serra e Vitória continuam liderando o ranking de cidades com maiores números de casos da doença. As três cidades, que ficam na região da Grande Vitória, possuem mais de 7 mil confirmações. Cariacica, em quarto lugar na lista, possui pouco menos de 5 mil casos. Já o município de Viana caiu para a nona posição no ranking, com 818 casos.

No interior do Espírito Santo, os maiores números de casos estão nas cidades de Linhares, com 1.853; Cachoeiro de Itapemirim, com 1.605; e Colatina, com 1.534 casos. Também fica em Linhares o bairro com o maior número de casos confirmados fora da Grande Vitória. Interlagos possui, atualmente, 171 confirmações.

Na lista dos bairros com mais casos, Jardim Camburi, em Vitória, segue na liderança, com 913 casos. Na sequência, aparecem Praia da Costa (831) e Itapuã (561) em Vila Velha. Na Serra, a maior parte dos casos está em Feu Rosa, com 319 confirmações. Campo Grande lidera o ranking em Cariacica, com 242 casos.

Pontos moeda