Geral

Comércio de consumo pessoal pode abrir nas cidades do ES com risco alto nesta sexta

Para todos os estabelecimentos e serviços, é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa

Foto: Reprodução TV Vitória

As 38 cidades capixabas consideradas como de risco alto para a contaminação do coronavírus continuam com o revezamento na abertura do comércio, com base no tipo de atividade realizada.

Nesta sexta-feira (26), por ser dia par do calendário, está autorizado o funcionamento das lojas de consumo pessoal nestas cidades. Podem ser abertas as lojas de roupas, calçados, cosméticos, perfumarias, acessórios, óticas, pet-shops, artigos esportivos e similares.

Os municípios são: Afonso Claudio, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mucurici, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitoria.

Nos dias ímpares, podem ser abertos os estabelecimentos que vendem eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, móveis, colchões, cama, mesa e banho, artigos de festas e decoração, artigos de informática, classificados como lojas de consumo não pessoal.

Os estabelecimentos que fazem a comercialização dos dois tipos de produtos, sendo de consumo pessoal ou não pessoal, devem adotar um critério de predominância para os dias de funcionamento, seja em dias ímpares ou pares. Todas as lojas poderão realizar o serviço de delivery ou retirada do produto pelo cliente com hora marcada, sem limitação de dias e horários.

Já os restaurantes poderão efetuar o atendimento presencial de segunda à sexta-feira, limitado ao horário das 10:00 às 16:00. Aos finais de semana, os mesmos podem funcionar apenas pelo serviço de entregas.

Shoppings

Os shoppings de todo o Espírito Santo abrem, mas cumprem uma série de regras: as lojas maiores, chamadas âncoras, podem funcionar das 12h às 18 horas; lojas de alimentação podem funcionar das 12h às 16 horas; e as lojas satélite, que são as menores, funcionam das 14h às 20 horas. A presença de menores de 12 anos é proibida e os estabelecimentos devem limitar a quantidade de clientes.

Bebidas alcoólicas

A partir do próximo final de semana, a venda de bebidas alcoólicas estará proibida em lojas de conveniência e em distribuidoras de bebidas do Espírito Santo. A determinação vale também para feriados.

Além disso, durante os dias úteis, esses estabelecimentos estão proibidos de comercializar bebidas alcoólicas fora do horário entre 12h e 16h. O consumo presencial também está proibido nesses locais.

Regras

Para todos os estabelecimentos e serviços, é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa. Vale ressaltar que o equipamento se tornou obrigatório em todo o Espírito Santo.

Nos demais municípios capixabas, considerados de risco leve e moderado, as atividades comerciais funcionam em horários especiais e diversas regras são obrigatórias, como o uso de máscara por funcionários e clientes, além da higienização constante dos locais.

Mapa de Risco

O Espírito Santo passa a ter, além dos 38 municípios com risco alto, 40 cidades classificadas como risco moderado de contaminação do novo vírus. Nenhuma cidade está considerada de risco baixo ou extremo. O novo Mapa de Risco passou a valer nessa segunda-feira (22).

As cidades com risco moderado são: Apiacá, Água Doce do Norte, Alegre, Atílio Vivacqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.

Nestas cidades com risco moderado, o comércio pode funcionar de segunda a sexta-feira, com horário reduzido e obedecendo as orientações de segurança.

Pontos moeda