Geral

Confira truques simples para tirar o cheiro de mofo das roupas e do armário

Separamos algumas dicas para tirar o cheiro de guardado das suas roupas e usá-las tranquilamente

Foto: reprodução pixabay

Com a chegada do inverno é hora de tirar aquele velho casaco do armário. Porém, às vezes, nos surpreendemos com um cheiro desagradável de mofo ou até mesmo de guardado. Afinal, as roupas de inverno costumam ser mais volumosas, e também passam mais tempo guardadas, o que contribui para que fiquem com cheiro mofo mais fácil.

Mas se você não lembra de tirar para lavar as roupas de inverno antes de poder usá-las novamente, não se preocupe. Separamos algumas dicas para tirar esse cheiro ruim e usá-las tranquilamente. 

Veja!

Bicarbonato de sódio

Um truque bastante simples para eliminar mau cheiro de roupas é usar bicarbonato de sódio. Coloque um pouco desse pó em um pano ou toalha de rosto limpo e seco. Em seguida, esfregue com delicadeza sobre as peças com cheiro. 
Depois de alguns instantes, sacuda a roupa para retirar o excesso de bicarbonato de sódio e está pronta para ser usada. Essa dica pode ser aplicada em diferentes tecidos, como:
- Flanela
- Couro
- Lã

Para deixar peças, como edredons, mantas e cobertores, sem cheiro algum, aposte na seguinte mistura:

1 litro de água;
¼ de copo de álcool líquido;
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
½ copo de vinagre branco;
1 colher de sopa de amaciante de roupa

Mexa bem os ingredientes e os coloque em um borrifador. Em seguida, estenda as peças em questão, de maneira que fique retas, em um lugar com ventilação, e borrife a mistura. Além disso, essa solução é capaz de eliminar o odores de cigarro, cachorro, bolor e até mesmo de frituras.

Foto: Divulgação

Truque com giz, cravo e óleo também ajuda a evitar o cheiro de guardado

Além de todas essas práticas, você também pode contar com a ajuda extra de um truque caseiro para garantir que as suas roupas mantenham um cheiro agradável até o dia em que forem usadas. 

Prepare uma trouxinha de tecido com cinco pedaços pequenos de giz com dez cravos e algumas gotinhas de óleo de essência de laranja e deixe ela em um cantinho perto das suas peças para eliminar as chances de qualquer cheirinho de mofo.

Mais uma dica importante 

Para evitar cheiro roupa guardada e mofo, pelo menos uma vez ao mês, retire todas as peças e limpe o armário com água e vinagre. Isso previne a proliferação de fungos e retira as manchas já existentes de bolor.    


Pontos moeda