Geral

Vila Velha inteira vai receber iluminação de Led dentro de um ano

Vai ser um investimento muito importante, um salto de qualidade na iluminação pública da cidade. Nenhum bairro ficará de fora e isso é muito importante", afirmou o prefeito Max Filho

Foto: Divulgação/PMVV

O prefeito Max Filho participou da live transmitida pelo canal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na tarde de quinta-feira (4), e revelou que como melhoria no serviço de iluminação pública, irá substituir todas as 35 mil luminárias da cidade por tecnologia de Led em um prazo de um ano. 

"No primeiro ano, toda a cidade será impactada com uma revolução luminosa. Os 35 mil pontos de iluminação estarão trocados. E o projeto contempla também as expansões. Vai ser um investimento muito importante, um salto de qualidade na iluminação pública da cidade. Nenhum bairro ficará de fora e isso é muito importante", afirmou Max Filho.

O bate-papo virtual que foi acompanhado pela imprensa local e nacional foi realizado para apresentação das experiências do BNDES com relação as Parcerias Público-Privada de iluminação pública no país, incluindo o case de Vila Velha, que está em processo de contratação da futura concessionária que vai modernizar todo o sistema.

Max Filho ainda acrescentou que o impacto maior será na área de segurança e no bem-estar de toda população. "Num primeiro momento, o cidadão vai perceber maior sensação de segurança com a iluminação mais eficiente das vias e nos bairros. A redução da tarifa deve ser reavaliada a médio e longo prazo já que a empresa concessionária terá que fazer inicialmente um investimento de grande porte”, explicou.

Durante a live, o diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão, também falou sobre os conceitos de cidade inteligente e telegestão. "A modelagem prevê um centro de controle operacional para monitorar a iluminação, se há alguma necessidade de troca de lâmpadas e para medir a eficiência do serviço. Isso faz parte da telegestão”, destacou.

E continuou: “Um dos requisitos técnicos para a melhoria na iluminação é deixar uma base que permita agregar ao sistema outras tecnologias globais, como por exemplo, a instalação de sensores inteligentes para a localização de espaços para estacionamentos em testes nos EUA. A gente cria outros elementos de exigência física para que esse tipo de ambiente possa ser implementado no futuro”, exemplificou.

O edital para contratação da futura concessionária de iluminação pública do município foi lançado na última sexta-feira (29). Já no dia 3 de agosto na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na Bolsa de Valores de São Paulo, está programada a sessão pública para abertura das propostas comerciais das licitantes e conhecer a vencedora do certame, que deverá assinar o contrato um mês depois, no dia 3 de setembro deste ano.

A PPP de iluminação pública do município foi modelada a partir do apoio técnico prestado pelo BNDES à Prefeitura de Vila Velha. Os investimentos da concessionária no projeto estão estimados em mais de R$ 110 milhões ao longo do período de contrato.

Também participaram do encontro virtual os secretários de Planejamento e Projetos Estratégicos, Ricardo Santos; de Obras, Luiz Otávio Machado de Carvalho; e o assessor do BNDES, Danilo Fariello, que fez a mediação da live.


Pontos moeda