Geral

Aos 102 anos, idoso vai realizar curso profissionalizante no Senai junto com o filho

Entre dois cursos, ele preferiu o de manutenção de computadores, de olho na tecnologia

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Foto: Alexandre Mendonça

Com o sonho de estudar e aprender cada vez mais, o aposentado Pedro Francisco de Souza, de 102 anos de idade, vai voltar para a sala de aula. Ele irá se ingressar em um curso profissionalizante no Senai, em Vitória, juntamente com o filho, de 46 anos.

O aposentado segue nos estudos do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Agora, ele vai começar um curso de reparador de computadores, com carga horária de 160 horas e duração de 2 meses.

Nascido em 1918, no município Catu, na Bahia, ele criou 14 filhos trabalhando com barro, fazendo telhas e pisos. Atualmente o senhor Pedro é o estudante mais velho da rede de ensino da Capital capixaba e dividirá a sala de aula com o filho André de Souza, de 46 anos, com quem mora no Espírito Santo.

Nesta sexta-feira (25), o idoso visitou o Centro de Ensino Tecnológico do Senai Tecnologia (IST), em Vitória, para conhecer os cursos e as instalações do local. A visita foi acompanhada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pela presidente da Findes, Cris Samorini.

Animado para o novo desafio, o aposentado explicou o motivo do curso escolhido, mesmo com outras opções disponíveis.

“O mundo está moderno e eu quero fazer parte dele. Escolhi a opção na qual acredito que estudarei coisas novas: o curso de computador. As coisas mudaram muito ao longo dos anos, ainda tenho muito a aprender, e vou conseguir graças a essa oportunidade”.

Homenagem

No dia 16 de junho, o idoso foi homenageado pela Câmara Municipal de Vitória, com a Comenda Zygmunt Bauman. A honraria é concedida a personalidades que tenham se destacado na contribuição para a construção de um pensamento contemporâneo em suas respectivas áreas.

Pontos moeda