Geral

Após fim de quarentena, hotel em Vitória volta a receber hóspedes

De todas as 94 pessoas que estavam isoladas no hotel, desde a última sexta-feira, apenas um indiano testou positivo para a covid-19

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Após o fim da quarentena de 94 hóspedes e funcionários do hotel Nobile Suites Diamond, em Jardim Camburi, Vitória, anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (01), o estabelecimento retomou seu funcionamento normal e já pode receber novos hóspedes. 

De todas as pessoas que estavam isoladas no hotel, desde a última sexta-feira (28), apenas um dos três indianos testou positivo para a covid-19. Segundo a Sesa, um exame feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma amostra desse indiano, apontou que ele está infectado com a variante P1 do coronavírus, que foi identificada primeiramente no Amazonas.

Os três indianos seguem no hotel, cumprindo quarentena. De acordo com o gerente comercial do estabelecimento, Gabriel Miranda, o que testou positivo para a covid-19 está em uma suíte no último andar do hotel. "Ele está completamente isolado e não oferece risco nenhum aos demais hóspedes e aos funcionários", disse o gerente à reportagem do jornal online Folha Vitória.

Ainda segundo Miranda, o indiano infectado está bem e, no momento, não apresenta sintomas. Para não haver contato com funcionários, as refeições servidas a ele são deixadas em um dos cômodos do quarto.

O grupo de indianos é formado por trabalhadores off-shore, sendo um comandante e dois marinheiros. Eles chegaram ao hotel na madrugada da última quarta-feira (26). O que testou positivo já chegou ao hotel com sintomas fortes da doença, como febre e coriza.

Após a confirmação de ele estava infectado pelo coronavírus, os demais hóspedes e funcionários também foram testados pela Sesa e isolados. No último domingo, as primeiras pessoas começaram a ser liberadas, após terem dois testes de RT-PCR negativos para a presença do vírus.

Nesta terça-feira, cerca 30 pessoas ainda estavam instaladas no local. Com o fim da quarentena, todos os hóspedes que cumpriam quarentena no hotel já foram liberados. Segundo o gerente, alguns permanecem no estabelecimento, mas por conta própria. 

Por causa da quarentena, o hotel ficou quatro dias sem poder receber novos hóspedes. O próprio site do estabelecimento indisponibilizou reservas até o próximo dia 15. Mesmo com a volta das atividades, até a noite desta terça-feira, as reservas pelo site ainda não haviam sido liberadas.

Outro caso descartado

Além do hóspede do hotel em Vitória, a Secretaria da Saúde descartou outro caso suspeito da variante indiana, que começou a ser investigado no último dia 23. Na ocasião, um outro cidadão indiano desembarcou no Espírito Santo após viajar no mesmo voo que uma pessoa que testou positivo para a variante do país asiático.

O passageiro indiano foi localizado na manhã do dia 24, em seu domicílio, e orientado a fazer um isolamento preventivo. A equipe de Vigilância em Saúde Municipal também realizou a coleta de RT-PCR nesse passageiro.

O motorista que o levou até sua casa também precisou ficar em isolamento e sendo monitorado pela Sesa, além de fazer o exame de RT-PCR

Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV 

Pontos moeda