Geral

Aulas presenciais retornam em todo o ES a partir do dia 21 de junho

Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em risco baixo, 52 em risco moderado e oito em risco alto

Foto: Nadine Alves | Folha Vitória

As aulas presenciais no Espírito Santo poderão ser retomadas em todo o estado a partir do dia 21, independente do nível de risco do município. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande durante pronunciamento nesta sexta-feira (11). O 59º Mapa de Risco Covid-19 terá vigência desta segunda-feira (14) até o próximo domingo (20). 

>> Cai para oito o número de cidades do ES em risco alto; Vila Velha vai para o moderado

"A partir do dia 21, a educação vai voltar em todos os riscos e seguir todas as regras de funcionamento. Educação fundamental, médio, superior e técnico, decidimos que nós retornaremos. Se algum dia votarmos em risco extremo, a gente pode fazer mudança nessa regra. Quase todos já retornam nesta segunda, por causa da matriz, mas a partir do dia 21, todos poderão independente do risco", disse Casagrande. 

Segundo o governador, a imunização dos professores permitiu esse retorno. 

"A vacinação dos professores permitiu essa retomada. A educação é importante. É uma grande oportunidade para a nossa juventude. A cada semana a gente vai discutindo sobre o passos que podemos dar. A realidade é que podemos alcançar na semana que vem 100% dos profissionais da educação imunizados". 

Casagrande frisou ainda, sobre a importância da continuidade dos cuidados. 

"Sigam as recomendações da ciência. Não aglomerem, higienizem as mãos e usem máscara, que é fundamental, mesmo para quem já tomou a vacina porque ainda não temos imunidade de rebanho. Tenham muita atenção, cuidado e disciplina."

Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em Risco Baixo, 52 em Risco Moderado e oito em risco alto. Com as mudanças, Vila Velha, que estava em risco alto, cai para o moderado. 

"Hoje temos 19 municípios em risco alto e migramos para 8 na segunda-feira. Temos hoje 46 em risco moderado e na segunda-feira serão 52. Alguns, como Cachoeiro, migraram para riso alto, infelizmente", informou o governador. 

Confira as regras de cada classificação de risco:

RISCO ALTO

Comércio, Bares e Restaurantes

- Funcionamento de comércio de rua, centros comerciais e galerias das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados até as 14h, sem restrição para abertura;

- Funcionamento de shopping centers, de segunda a sábado, das 12h às 20h;

- Funcionamento de restaurantes das 10h às 20h, de segunda a sexta, e aos sábado, de 10h às 16h;

- Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar das 10h às 16h, sem consumo presencial;

- Suspensão do funcionamento dos bares.

Medidas sociais

- Suspensão da realização de eventos;

- Suspensão da visitação de unidades de conservação ambiental e do funcionamento de todos os parques municipais;

- Suspensão do funcionamento dos cinemas, teatro, circos e similares, exceto em formato drive-in;

- Suspensão de funcionamento de espaços de lazer e recreação infantil, parques de diversões e similares.

Agências bancárias

- Poderão funcionar normalmente

Academias

- Vedada realização de atividades aeróbicas;

- Limitação de número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226, Art. 11, §2º. Limitação de até 20 alunos por horário de agendamento, respeitando o limite de 15m² por aluno.

Sem restrições

- Farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, minimercados, hortifrútis, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e bicicletas, estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares e casas lotéricas.

RISCO MODERADO

Comércio, Bares e Restaurantes

- Funcionamento dos estabelecimentos comerciais sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, entre outras;

- Funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

Academias

- Possibilidade de atividades aeróbicas, desde que de maneira individual. A realização de atividades aeróbicas coletivas segue vedada;

- Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muqui, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Ecoporanga, Ibatiba, Iúna, Marataízes e Pinheiros.

Assista o pronunciamento


Pontos moeda