Geral

Crianças internadas em UPA de Linhares recebem visita do Homem-Aranha

A visita faz parte do projeto final de um curso de Psicologia; as alunas responsáveis pela ação buscam promover uma maior aceitação das crianças aos tratamentos

Foto: Secom/Felipe Tozatto

Crianças internadas na Unidade de Pronto Atendimento de Linhares (UPA Infantil) tiveram um momento de fantasia nesta terça-feira (08), após receberam a visita do Homem Aranha. A visita faz parte do projeto final das alunas de um curso de Psicologia.

A ação tem como objetivo, além de alegrar o ambiente dos pequenos, ajudar na motivação das crianças para aderirem ao tratamento de forma leve e descontraída. O projeto traz uma quebra para a rotina hospitalar que se resume a medicações e procedimentos.

O projeto é realizado pelas alunas Amanda Oliveira Gavazza, Ariana Bárbara Tinelli, Gabriela de Oliveira Siqueira, Gabrieli Piol da Silva, Karem Alexsandra Ferreira Nascimento e Lívia Paneto Grassi da faculdade Pitágoras. 

De acordo com a diretora da UPA Infantil, Débora Barros Tesch, este tipo de ação é incentivada pela direção e conta com total apoio da equipe hospitalar. Ela conta que assim que recebeu o projeto das acadêmicas de Psicologia logo sinalizou positivamente.

“A ação reflete o quanto a UPA Infantil prioriza o atendimento humanizado, aquele atendimento voltado inteiramente para a promoção do bem-estar e alegria do paciente e de seus familiares. Esses minutos de descontração podem ajudar e muito na recuperação das crianças”.

Foto: Secom/Felipe Tozatto

Elza Fernandes é moradora do bairro Planalto e acompanha o filho Gabriel Ferraz, de 12 anos, que passou por uma pequena cirurgia e se recupera na UPA. Ela aprova a iniciativa e conta que a chegada inesperada de um super herói, ídolo das crianças, deixa o ambiente mais leve e menos tenso.

“Estar num ambiente hospitalar é sempre muito tenso e quando nos deparamos com um personagem infantil que a criançada adora, e o Gabriel também, deixa tudo mais leve, menos tenso. Ele estava dormindo, mas quando abriu os olhos e viu o Homem Aranha ficou mais animado”.

Michele Nascimento Rosa é a mãe da Mirelle Rosa de Souza, de 5 anos, que sofre de bronquite asmática. Elas são moradoras do distrito de Bebedouro e a expectativa é que a criança receba alta nesta quarta-feira (9). Enquanto o aguardado dia de ir embora não chega, Mirella pinta e enche os olhos de alegria com o Homem Aranha.

“Não é todo dia que a gente encontra nossos super-heróis, né mesmo? É alegria pura. Traz mais tranquilidade para todos, para nós mamães e para as crianças também. O tempo parece passar mais rápido quando temos estas atividades de interação”.

Uma das acadêmicas envolvidas na ação, Lívia Paneto Grassi, explica que o objetivo do projeto é contemplar não somente as crianças, mas também o trabalhador que cumpre a rotina de trabalho na UPA Infantil.

“Nosso objetivo é levar alegria às crianças e também aproximar o colaborador, principalmente aquele que não tem contato direto com as crianças, como nas áreas administrativa”.

Pontos moeda