Geral

Em primeiro dia de testagem em terminal, 12 pessoas são diagnosticadas com covid-19

Segundo a Sesa, nesta sexta-feira 94 pessoas foram submetidas a testes rápidos, de captura de antígeno, cujo resultado sai entre 15 e 20 minutos

Foto: TV Vitória
Fila para fazer o teste para covid-19 foi grande nesta sexta-feira, no Terminal de Jardim América

Doze pessoas testaram positivo para o novo coronavírus durante a testagem em massa realizada nesta sexta-feira (18) no Terminal de Jardim América, em Cariacica. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Segundo a secretaria, 94 pessoas foram submetidas a testes rápidos, de captura de antígeno, cujo resultado sai entre 15 e 20 minutos. O número de testes positivos corresponde a 12,76% do total de coletas realizadas.

A ação desta sexta-feira teve início às 14 horas e terminou por volta das 20 horas. A procura foi grande no terminal de Jardim América e uma grande fila se formou no local, de pessoas que se prontificaram, de forma voluntária, a realizar o teste.

Para quem testou positivo, a Sesa disponibilizou uma máscara especial, que reduz a possibilidade de contágio do vírus, além de transporte para suas residências.

"Em caso positivo, nós vamos dar, primeiramente uma máscara N-95, que tem uma proteção maior, e vamos oferecer também uma condição de transportá-lo até sua casa, para evitar que ele possa propagar a doença e contaminar outras pessoas", ressaltou o gerente de Vigilância em Saúde do Estado, Orlei Cardoso.

Testes nos terminais

O teste de antígeno vai continuar sendo feito no Terminal de Jardim América pelos próximos 90 dias, sempre de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas. Somente no local, 1,5 mil testes estão disponíveis todos os dias. 

Além disso, a partir da semana que vem, o serviço também será oferecido em outros dois terminais da Grande Vitória: o de Vila Velha e o de Campo Grande.

Leia também: Covid-19: 42 testes são realizados no primeiro dia no Aeroporto de Vitória; todos foram negativos

A Secretaria Estadual de Saúde também estuda a possibilidade de ampliar o trabalho para os demais terminais de passageiros da Grande Vitória. Além disso, pretende levar o teste rápido para as rodoviárias das cidades do interior nos próximos dias.

"Hoje é uma experiência inicial. Na semana que vem vamos ampliar um pouco mais e vamos pensando, gradativamente, em aumentar esse trabalho", frisou Orlei Cardoso.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV 

Pontos moeda