Geral

ES vai começar testagem de covid em aeroporto e Terminal de Jardim América nesta quinta

A expectativa, segundo a Sesa, é que nas próximas semanas as testagens sejam ampliadas para mais três terminais do Sistema Transcol

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ASeB

O Aeroporto de Vitória e o Terminal de Jardim América, em Cariacica, passarão a realizar o teste de covid-19 nos passageiros a partir desta quinta-feira (17). 

O anúncio foi feito pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, nesta segunda-feira (14), em coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Leia mais: ES fará parcerias para atender novos grupos e acelerar vacinação por idade nos municípios

A expectativa, segundo a Sesa, é de que nas próximas semanas as testagens sejam ampliadas para mais três terminais do Sistema Transcol. O atendimento será por demanda espontânea, ou seja, quem tiver interesse em fazer o teste deverá procurar o ponto de atendimento, no aeroporto ou no terminal. 

Reblin defendeu que a testagem é um elemento chave para o controle da pandemia.

"A testagem é 'ouro' para nós. Agora iniciamos esta etapa nas pessoas que utilizam o sistema de transporte coletivo na Grande Vitória e para aquelas pessoas que chegam ao aeroporto, especialmente para quem vem de outros países", ressaltou Reblin.

90 dias de testagem

Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, a ação terá a duração de 90 dias. Ao fim do prazo, a Sesa fará avaliação se seguirá ou não com o plano.

O subsecretário Reblin acredita ainda que a ferramenta contribuirá para o controle do Aeroporto, mesmo que a responsabilidade pelo local seja da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"É importante para observar se tem a introdução de alguma variante que pode ser um ponto de crescimento novamente dos casos de coronavírus", finalizou.   

Pontos moeda