Geral

Escolas municipais seguem sem previsão de retorno presencial em Guarapari

Por enquanto, aulas da Rede Pública Municipal de Ensino continuam em formato remoto

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução

O município de Guarapari, de hoje (07) até domingo (13), está classificado como risco moderado de contágio para o novo Coronavírus (Covid-19) de acordo com o último Mapa de Risco divulgado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Diante da mudança na classificação, a redação do folhaonline.es recebeu questionamentos de alguns pais sobre o retorno das aulas no município.

“Sabe me informar porque as aulas do Município não irão retornar, se as do Estado voltaram hoje?”, indagou uma das mães nesta segunda-feira.

Secretaria Municipal de Educação – Semed

Procuramos a Prefeitura e perguntamos se havia previsão do retorno das aulas presenciais no município e como seria feita essa volta.

Através da Semed, o órgão informou que as aulas na Rede Pública Municipal de Ensino continuam em formato remoto até a manifestação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia.

Em tempo

As aulas presenciais, em todos os níveis educacionais (da educação infantil ao nível superior), estão liberadas na maior parte das cidades do Espírito Santo. A retomada acontece após alguns municípios serem classificados em risco moderado para a Covid-19 no último Mapa de Risco, divulgado na sexta-feira (04). A medida vale tanto para a rede pública quanto para a privada, onde cada estabelecimento tem autonomia para determinar o formato de retorno das aulas presenciais.

Em 46 cidades, as escolas podem voltar a abrir obedecendo a protocolos de segurança sanitária como distanciamento, uso de máscaras e fornecimento de álcool em gel ou material de higienização das mãos. Além disso, outros 13 municípios, classificados em risco baixo, também estão com o formato presencial de ensino liberado.

Mesmo com as salas de aula abertas, as cidades de risco moderado continuam com o formato híbrido, isto é, as aulas podem ser realizadas de maneira remota e/ou presencial. A adesão do estudante ao sistema presencial é opcional, dependendo da autorização dos pais ou dos responsáveis. 

Pontos moeda