Geral

Lojas do ES são fiscalizadas por suspeita de sonegação fiscal

Caso seja constatada a falta de documentos fiscais por parte das empresas consultadas, elas serão devidamente atuadas

Foto: Divulgação

Com o intuito de combater a sonegação fiscal em lojas durante o Dia dos Namorados, auditores fiscais realizaram a operação Mar de Rosas. A ação que teve início na quarta-feira (09) e terminou nesta sexta-feira (11), realizou auditoria em 22 empresas pelo Espírito Santo.

A auditoria foi realizada em empresas com indícios de vendas sem a emissão de documentos fiscais. O estoque dessas empresas apresentou inconsistências, o que pode indicar venda de mercadorias sem nota.

De acordo com informações do Sindicato dos Auditores e Auditoras Fiscais da Receita Estadual e Auxiliares Fazendários do Espírito Santo (Sindifiscal), 14 profissionais participaram da operação, sendo 12 em campo e dois como apoio.

Dos 22 estabelecimentos consultados, 14 estão na Grande Vitória, sendo um em Cariacica, três na Serra, quatro em Vitória, quatro em Vila Velha e dois em Guarapari. Os outros oito ficam no interior do Estado, sendo quatro em Colatina, duas em Linhares e duas em Cachoeiro de Itapemirim.

Foto: Divulgação

De acordo com o auditor fiscal e supervisor de fiscalização do varejo, Fabiano Machado Correa, o trabalho consiste na conferência de produtos vendidos e produtos ainda estocados.

“Agora vamos verificar os documentos das empresas. Verificar o que foi comprado por elas, o que foi vendido segundo as notas fiscais e quanto cada empresa tem no estoque. A partir daí, será possível concluir se há ou não sonegação fiscal”.

Caso seja constatada a falta de documentos fiscais por parte dessas empresas, elas serão devidamente atuadas pelo Fisco. O Sindifiscal salienta a importância das operações de campo para combate à sonegação fiscal, que drena dos cofres públicos recursos que seriam investidos em saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Pontos moeda