VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Mais de 16 mil capixabas ainda não retornaram para receber a segunda dose da AstraZeneca

Levantamento da Sesa foi feito com base nos dados nominais da população vacinada no período entre o dia 18 de janeiro e 13 de março

Foto: Divulgação

Mais de 16 mil capixabas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19 produzida pela AstraZeneca. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo a secretaria, todas essas 16.651 pessoas receberam a primeira dose do imunizante há mais de 12 semanas, que é o intervalo entre as duas aplicações, estipulado pelo laboratório de fabricação.

O levantamento foi feito com base nos dados nominais da população vacinada no período desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no Espírito Santo, no dia 18 de janeiro deste ano, até o dia 13 de março — uma vez que, nesta última data, completou-se 12 semanas neste último domingo (06).

“É de total importância que a população que já tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca e que esteja no prazo de 12 semanas ou mais desde a aplicação, que retorne ao serviço de saúde de seu município para a garantia da segunda dose. A complementação do esquema vacinal é o responsável por garantir a imunidade e os benefícios que a vacina tem contra a covid-19”, informou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Segundo a coordenadora, o Estado mantém o envio aos 78 municípios capixabas, para a segunda dose da AstraZeneca, na 11ª semana após a data de distribuição da D1, garantindo assim às cidades e à população as doses em tempo oportuno.

“O Estado trabalha com a estratégia de envio sempre que completa 11ª semana após a distribuição da D1. Toda remessa que chega nós fazemos a organização para a distribuição de primeiras doses e também o que cabe às D2 naquele momento, para que esse processo ocorra sempre de maneira mais oportuna à população”, explicou Danielle Grillo.

Leia também:

>> Mais de 50 mil doses de vacinas da Pfizer chegam ao ES; distribuição começa nesta quarta-feira
>> Adolescentes são vacinados contra a covid-19 em Vila Velha e prefeitura abre investigação

Lista nominal

Uma das estratégias definidas e trabalhadas pelo Programa Estadual de Imunização (PEI), da Secretaria da Saúde, é a elaboração de uma lista nominal semanalmente de pessoas que ainda não compareceram para receber a segunda dose.

A lista é encaminhada aos municípios sob a orientação de realizar a busca ativa dessas pessoas, por meio da atuação das equipes de atenção primária em saúde do território.

“É uma estratégia que visa a orientação e a garantia de recebimento da segunda dose a essa população que por algum motivo ainda não retornou para receber. É uma forma também de podermos concluir à imunização do público prioritário capixaba”, disse Danielle Grillo.

Além disso, segundo a Sesa, o programa realiza reuniões permanentes e semanais com as referências municipais de imunização para orientações sobre as estratégias a serem adotadas a cada etapa da campanha, como a ampliação dos pontos de vacinação e de mais agendamentos e vagas para a população.

Doses da Coronavac e da Pfizer

O Ministério da Saúde divulgou, por meio do 21º Informe Técnico, o cronograma de entrega de doses contra a covid-19 previstas para o mês de junho e julho. Segundo o informe, há a previsão do ministério receber doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) ainda nesta sexta-feira (11).

No Espírito Santo, de acordo com a Secretaria da Saúde, a estimativa é de que cerca de 51 mil capixabas aguardam a segunda dose.

Ainda de acordo com a Sesa, em relação às doses da Pfizer/BioNtech, o Estado segue as definições do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, assim como para os demais imunizantes. Segundo definição do PNO, as segundas doses da Pfizer serão administradas também no intervalo de 12 semanas.

Neste caso, segundo a secretaria, com a chegada da primeira remessa ainda no início de maio, o Estado seguirá a estratégia já adotada, fazendo a distribuição uma semana antes de completar o tempo definido.

Pontos moeda