OAB em pauta

Geral

Projeto Advocacia Empreendedora: inicia capacitação com palestra

A palestra inaugural do Projeto Advocacia Empreendedora, uma parceria pioneira entre o Sebrae-ES

Foto: Reprodução / OAB-ES

A palestra inaugural do Projeto Advocacia Empreendedora, uma parceria pioneira entre o Sebrae-ES, a OAB-ES e o Sindiadvogados-ES, que busca incentivar profissionais autônomos e escritórios para a necessidade de uma boa gestão dos negócios, foi realizada, virtualmente, na manhã desta segunda-feira (21/06). A próxima capacitação será realizada dia 05/07.

A convidada para ministrar essa palestra inaugural foi a psicóloga Denise Lemos, consultora do Sebrae-ES e facilitadora do Empretec, programa do Sebrae/ONU para empreendedores.

O presidente da Comissão Especial da Advocacia Empreendedora e de Defesa dos Direitos das Micro e Pequenas Empresas da OAB-ES, Marcelo Cordeiro Alvarenga, um dos organizadores do Projeto, abriu a palestra dizendo que este era um dia muito importante para a OAB-ES e para a Comissão, já que era o início do ciclo dessa importante capacitação.

“Esse projeto foi concebido por um grupo de pessoas com a visão de levar o empreendedorismo aos advogados e a expertise de gestão, para que eles possam aplicá-la no dia a dia de sua atividade, no seu escritório, melhorando a sua performance, não apenas sua performance jurídica, que sabemos é de excelência no Espírito Santo e se destaca no cenário nacional, mas primordialmente aquela para que ele possa alcançar o conhecimento necessário nessa área. Hoje, o cenário é altamente competitivo, o que exige que tenhamos uma visão mais profissional de nosso negócio, seja ele de pessoa física ou jurídica. E eu me incluo nisso. A ideia é sair do patamar em estamos, seja ele qual for, e juntos seguirmos até o topo aplicando todos os conhecimentos que vamos adquirir durante esse período”, explicou Alvarenga.

Já Denise Lemos, além de parabenizar a todos os parceiros por essa iniciativa, ressaltou que quando alguém lhe pergunta: “O que você espera de um programa de empreendedorismo”, ela responde com a própria experiência: “Eu tenho um negócio, tenho pessoas trabalhando comigo, e eu necessito ter rentabilidade, por isso preciso ampliá-lo, criar metas. E quando paramos para pensar a partir dessa ótica, percebemos o quanto é importante essa iniciativa. Por isso, aceitei o desafio de fazer essa palestra. E como diz o Dr. Marcelo, trata-se de uma trilha, onde hoje estamos dando os passos iniciais. Infelizmente, isso ainda não se aprende na faculdade”, alertou.

A primeira palestra foi dividida entre as temáticas: “As informações iniciais para a ideia do negócio”, “Como saber se minha ideia é viável”, “O plano de negócio como instrumento de acesso ao crédito”, “Gestão do negócio: cuidados iniciais”, “Formalização do negócio”, “Informação importante: esocial”, Benefícios e vantagens de se formalizar”, “Soluções para quem busca empreender” e “Onde encontrar mais informações”.

Para finalizar, Denise Lemos lembrou que na pandemia todo mundo está precisando se reinventar. “Inclusive eu, que antes ministrava palestras presenciais e passei para o virtual, e diante disso precisei montar todo um esquema para realizar isso da melhor forma, Enfim, as necessidades estão mudando e precisamos estar de olho no que está acontecendo no mundo, no mercado, para podermos nos atualizar e atuar da forma mais eficaz”, concluiu. 

Pontos moeda