Geral

Terminal de Laranjeiras, na Serra, será o próximo a ter testagem para covid-19

O serviço já é oferecido no Aeroporto de Vitória e no Terminal de Jardim América, em Cariacica; resultado do teste sai em 15 minutos

Foto: Ivo Junior

Além do terminal do sistema Transcol de Jardim América, em Cariacica, o Terminal de Laranjeiras, na Serra, terá um ponto de testagem rápida para covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva na manhã desta terça-feira (22). Ele anunciou que o serviço passará a ser oferecido ainda nesta semana sem informar o dia exato. 

Os testes em terminais de ônibus fazem parte da estratégia da Sesa para ampliação da testagem em massa e maior alcance de diagnóstico da transmissão de coronavírus na população. A experiência foi iniciada na última semana com a detecção também feita no Aeroporto de Vitória. 

Tanto no aeroporto quanto nos terminais de ônibus, a testagem é gratuita e voluntária. São feitos exames de antígeno e RT-PCR, o do cotonete, cujos resultados saem em 15 minutos. 

Outros terminais

Fernandes também sinalizou que os outros terminais da Ceturb também passarão a acolher pontos de testagens. O cronograma de instalação desses pontos teve que ser modificado. "Nós reprogramamos para a próxima semana o início em outros terminais, que estavam previstos para esta semana, em virtude da complexidade logística que existem, e a necessidade de pactuações dos municípios, especialmente ao que diz respeito a remoção dos pacientes que testaram positivo nos terminais", explicou o secretário.

No terminal de Jardim América, quem testa positivo para coronavírus utiliza um transporte disponibilizado pela prefeitura de Cariacica para chegar em casa. A medida é para evitar contaminação em outros passageiros do sistema Transcol. 

O serviço fica disponível de segunda a sexta, das 14h às 20h. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na última sexta-feira (18), quando foi iniciada a testagem no local, 12 pessoas foram diagnosticadas com covid, de um total de 94 voluntários. 

De acordo com a pasta, no fechamento de dados desta segunda-feira (21) foram contabilizados 31 resultados positivos para a covid-19 de um total de 416 pessoas que procuraram as equipes para realização da testagem no Aeroporto de Vitória e terminal de Jardim América. 

Leia também: Em primeiro dia de testagem em terminal, 12 pessoas são diagnosticadas com covid-19







Pontos moeda