Geral

Testes em terminais: passageiros com covid-19 deverão ter ônibus exclusivos no ES

A testagem começa a ser realizada no Terminal de Jardim América a partir desta sexta-feira

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (18), haverá teste rápido de covid-19 nos terminais do sistema Transcol, feita pelo Governo do Estado. A testagem, cujo resultado sai em 15 minutos, começará no Terminal de Jardim América, em Cariacica, das 14h às 20h. 

A previsão da Secretaria de Saúde (Sesa) é que a testagem seja ampliada para outros três terminais a partir da próxima semana. 

Para quem apresentar resultado positivo para o coronavírus, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, revelou que o plano é fornecer transporte específico para essas pessoas, evitando risco de contaminação entre os demais passageiros.

"Estamos prevendo transporte específico aqui no Estado junto com os municípios para garantir aos pacientes positivos retornarem para suas casas. Eles poderão solicitar que algum familiar ou alguma pessoa próxima os busque nos pontos ou teremos um transporte para levá-los até sua casa", anunciou o secretário durante entrevista para a rádio Pan News Vitória na manhã desta quinta (17). 

A estratégia faz parte do programa de testagem em massa que começa nesta quinta-feira no Aeroporto de Vitória, a partir das 17h. Segundo ele, a capacidade é de realizar de 200 a 300 testes por dia.

O secretário também alertou para que a população colabore respeitando as regras sanitárias, evitando aglomerações e não deixando de usar máscara e álcool em gel, mesmo com ampla vacinação e com a taxa de ocupação de leitos para covid em queda.

"Os casos também registram queda, mas alertamos a população de que um mau comportamento pode levar a circulação de variantes para quem ainda não está imunizado", destacou.

Ele disse que a cadeia de transmissão da doença só será rompida com a cobertura vacinal atingindo 75% a 80%. Algumas alterações no Plano Nacional de Imunização, como o estocamento das doses da Astrazeneca reservadas para a D2, pode atrasar um pouco no planejamento do Estado.

"Temos muita segurança em afirmar que no mês de outubro o Estado vai ter quase toda a população com mais de 18 anos com as vacinas do PNI. Esse prazo pode ser antecipado, caso haja a compra de vacina pelo Estado ou chegada de novas vacinas. Mas precisamos de cautela na divulgação, pois há instabilidade. Para esta semana, aguardávamos uma quantidade bem maior do que está chegando hoje e amanhã. Mesmo com a expectativa positiva, vivemos esse percalços", disse.

Envio de doses

O Ministério da Saúde enviará ao Espírito Santo nesta quinta-feira (17), 31.200 doses da vacina Coronavac e 47.970 da Pfizer para dar continuidade à vacinação da população capixaba contra a covid-19. Os imunizantes serão recebidos pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Sobre as vacinas da Jassen, Nésio Fernandes disse que uma nova previsão aponta para a possível chegada das doses ao Espírito Santo no sábado (19). Mesmo sem a confirmação, ele afirma que as cidades de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica mantém o planejamento de realizar a aplicação em 48 horas.

"Esse atraso não pega o Espírito Santo despreparado. Já preparamos os municípios para a aplicação plena em 48 horas de todas as vacinas que vamos receber. O impacto epidemiológico das vacinas é percebido quando aplicadas rapidamente. Em Viana, por exemplo, onde 14 mil doses foram aplicadas em um único dia, vai ser percebido o efeito disso mais rápido", afirmou.

Confira a entrevista completa com o Secretário de Saúde do Estado: 

Entrevista com Nésio Fernandes na Jovem Pan





  


Pontos moeda