Geral

Vacina contra covid-19: mutirão e agendamentos abertos na Grande Vitória

Viana segue com o projeto Viana Vacinada durante esta semana; Cariacica prepara mutirão para o próximo sábado

Foto: Jansen Lube/PMV

A vacinação contra a covid-19 continua na Grande Vitória. Conforme determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Sa´´ude (Sesa), cada município tem a autonomia de definir as melhores estratégias para a aplicação das doses, desde que sejam respeitadas a ordem prioritária de imunização.

Na Grande Vitória, a maior parte das cidades já ampliou o público alvo para as pessoas com 45 anos ou mais que não possuem comormidades. Além das vacinas em uso - CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer - há a expectativa da chegada de doses de uma nova fabricante.

Todas as 59 mil doses da vacina da Janssen, que deverão chegar ao Espírito Santo nos próximos dias, serão aplicadas dentro de um prazo de 48 horas. A aplicação ocorrerá nas quatro maiores cidades da Grande Vitória — Vila Velha, Serra, Cariacica, além da capital Vitória. No entanto, ainda não há uma previsão para a chegada dos imunizantes ao estado.

Cariacica

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade já prepara novo mutirão no Estádio Kleber Andrade para o próximo sábado (19) com 8 mil vagas disponíveis para pessoas sem comorbidades com 45 anos ou mais. O agendamento para o novo mutirão será aberto às 14 horas desta quarta-feira (16) neste site.

Também serão abertas mais vagas para vacinação em outros locais para os seguintes públicos: primeira dose AstraZeneca para pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos; trabalhadores da Educação, de escolas públicas e particulares entre 18 e 59 anos que atuam no ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, residentes em Cariacica ou que atuam no município (é necessário comprovar o vínculo de emprego e levar comprovante de residência).

Viana

Em Viana segue o projeto Viana Vacinada, que realiza um estudo com a aplicação de meia dose da Astrazeneca na população geral, sem comormidades, de 18 a 49 anos. O agendamento e a aplicação acontecem durante toda esta semana e pode ser realizado por meio do site vianavacinada.saude.es.gov.br.

Vitória

Nesta segunda-feira (14), Vitória abriu vagas para vacinar pessoas com 45 anos ou mais com a primeira dose, mas todos já foram preenchidas. A vacinação será realizada de terça (15) a quinta-feira (17), na Igreja Batista de Jardim da Penha; terça (15) e quarta (16), com horário estendido das 16 às 20 horas, nas unidades de saúde dos bairros Santo Antônio, Praia do Suá e Andorinhas; quarta (16) e quinta (17), no Maanaim Vitória e no ginásio da Faculdade Salesiano (Forte São João).

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha também ampliou o público alvo para pessoas com 45 anos ou mais, sem comorbidade. O agendamento aberto nesta segunda teve todas as vagas preenchidas. As doses serão administradas a partir desta terça-feira (15), no Shopping Vila Velha, Tartarugão e Umef Tuffy Nader, de 9 às 16h.

Pontos moeda