Geral

VÍDEO | Morador de Cariacica flagra estação espacial no céu. Saiba quando ela poderá ser vista no ES

No Espírito Santo, a passagem da estação poderá ser acompanhada cinco vezes ao longo desta semana, entre o fim da tarde e o início da noite

Um morador de Cariacica flagrou o momento da passagem em que a Estação Espacial Internacional (ISS) passou pelo município. Ela ficou visível às 18h27. No vídeo é possível ver, tendo a Lua como referência fixa, um ponto luminoso branco se movendo rapidamente rumo ao leste. 

>> Estação Espacial poderá ser vista a olho nu a partir desta terça-feira. Veja os horários!

Segundo o internauta, não se tratava de um avião pois a altura era maior e o objeto voador tinha luminosidade contínua, sem efeito de pisca-pisca, comum em aeronaves. A estação poderá ser vista pelos capixabas até sexta-feira em diferentes horários.

No Espírito Santo, a passagem da estação poderá ser acompanhada cinco vezes ao longo desta semana, entre o fim da tarde e o início da noite. As aparições ocorrem de terça (15) a sexta-feira (18). Na quarta-feira (16), além da visualização no fim do dia, também será possível observar a estação durante a madrugada.

Foto: Nasa

Os amantes da astronomia já estão de olho no céu. Nesta semana, a Estação Espacial Internacional (ISS) poderá ser vista no Brasil. O melhor de tudo: a olho nu! Isso mesmo, não será necessário nenhum tipo de equipamento para visualizar a estação. Mas é preciso ser rápido, pois a passagem da ISS dura poucos minutos.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (incaper), a quarta-feira será o melhor dia de visibilidade, já que não há previsão de muitas nuvens cobrindo o céu.

Devido ao tamanho e a capacidade de refletir uma grande quantidade de luz solar, a estação espacial pode ser facilmente notada a olho nu, dependendo, é claro, do céu estar limpo e sem nuvens. A ISS viaja a 27 mil quilômetro por hora e, por isso, passa pelo planeta várias vezes. No Brasil, não são raras as aparições da estação. Os astronautas da Nasa que estão na ISS podem acompanhar o nascer e o pôr-do-sol cerca de 15 vezes em apenas 24 horas.

Para que as pessoas possam acompanhar a localização da Estação Espacial Internacional, a Nasa criou a plataforma Spot the Station. O usuário pode acessar o site, escolher uma localização e receberá um cronograma com os horários que a estação passará pela região e quais os pontos de localização exatos no céu.

Além da plataforma, a Nasa também disponibiliza a transmissão ao vivo das imagens da Terra registradas por uma câmera da estação espacial. Para conferir as imagens em tempo real, basta acessar o site da Nasa

Veja os horários que a Estação Espacial poderá ser vista do Espírito Santo:

QUARTA-FEIRA (16)

Início: 04:24
Duração: 1 minuto
Início: 17:40
Duração: 6 minutos

QUINTA-FEIRA (17)

Início: 18:30
Duração: 4 minutos

SEXTA-FEIRA (18)

Início: 17:42
Duração: 6 minutos.
Pontos moeda