Geral

Associação de professores da Ufes é alvo de ataque homofóbico no Dia do Orgulho LGBTQIA+

As bandeiras do movimento hasteadas no local foram roubadas e cartazes com mensagem preconceituosas colados no vidro da sede da Adufes, em Vitória

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Twitter

A decoração em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ instalada na Associação de Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes/Ufes) foi alvo de vandalismo na madrugada desta terça-feira (28).

A data simbólica marca a reinvindicação de direitos sociais, representatividade e respeito para a população LGBTQIA+. Para celebrá-la, bandeiras do movimento foram hastadas na sede da entidade, no campus de Goiabeiras, em Vitória. 

LEIA TAMBÉM: LGBTQIAP+: entenda o que quer dizer cada letra da sigla

As bandeiras, no entanto, foram danificadas e roubadas durante a madrugada. Cartazes com mensagens preconceituosas foram afixados no vidro do prédio.

O assunto ganhou repercussão nas redes sociais. Imagens compartilhadas mostram como estava o local antes e depois dos ataques preconceituosos. (Veja acima). 

A professora da Ufes, Aline Bregonci, lamentou o ocorrido e disse que toda a entidade se manterá firme na luta contra o preconceito. 

"Eu estou em lágrimas e perplexa. Como existem pessoas horríveis entre nós!?Como podem fazer isso no Dia do Orgulho LGBTQIA+? Mas, se acham que vão nos intimidar, estão enganados. Continuaremos firmes em defesa de uma sociedade e de uma universidade para todas, todes e todos", disse. 

Por conta do vandalismo, uma manifestação foi convocada. Uma grande bandeira LGBTQIA+ foi hasteada no local. 

O que dizem as entidades? 

Em nota, a Adufes reafirmou o compromisso com as lutas do movimento LGBTQIA+ contra todas as formas de opressão e lembrou que o crime que ocorreu atinge, não apenas a entidade, mas toda a comunidade. 

"O crime cometido foi direcionado à existência mesma das pessoas LGBTQIA+ e isso não será tolerado, mas tratado pela Adufes a partir do devido reconhecimento de sua gravidade. A LGBTQIA+fobia é tipificada como crime pelo Superior Tribunal Federal e tem sido objeto de luta jurídica", lembrou. 

A Administração Central da Ufes disse que repudia aos atos de vandalismo e manifestações de intolerância ocorridos na sede da Adufes e lembrou que as ações violam o direito de expressão e liberdade de pensamento, além de afrontar gravemente os direitos humanos. 

A universidade afirmou ainda que defende o direito à diversidade sexual e de gênero como uma das condições para uma sociedade justa e democrática, e frisou que está à disposição para contribuir com a elucidação do ocorrido e identificação dos responsáveis.

LEIA TAMBÉM

>> Dia do Orgulho LGBT+: filmes e séries que falam de amor e celebram a representatividade

>> Drag cover de Beyoncé que fez série LGBT+ da HBO faz show em Vitória

Pontos moeda