Geral

Confronto em Vila Velha: ônibus deixam de circular após protestos por morte de jovem

As linhas 633 e 627 vão ficar suspensas até que a situação na região de Cobi seja normalizada

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

Duas linhas de ônibus que passam pela região de Cobi, em Vila Velha, foram suspensas após confrontos na tarde desta terça-feira (29). Um ônibus foi incendiado no início da noite, em Cariacica.

De acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), as linhas 633, que circula entre os Terminais do Ibes e São Torquato, e 627, que sai do Terminal de São Torquato com destino ao bairro Sagrada Família, ficarão suspensas até que a situação na região seja normalizada.

Ainda segundo a Ceturb-ES, as demais linhas que circulam as imediações do bairro estão sendo desviadas por questões de segurança.

O clima tenso na região foi provocado pela morte de um jovem durante um confronto com agentes da Guarda Municipal de Vila Velha.

Por meio de nota, a Guarda Municipal disse que, durante patrulhamento preventivo, integrantes da Romu avistaram um homem com uma arma em punho apontando para um terceiro envolvido. Na ação, a equipe efetuou disparos em razão da ameaça.

O jovem Eduardo Pereira Martins, de 18 anos, acabou morrendo. Segundo a Guarda, a ficha criminal dele registra quatro mandados em aberto, pelos crimes de roubo e outro por tráfico de drogas.

"A Guarda Municipal de Vila Velha esclarece que tem realizado ações de patrulhamento em áreas onde há maior incidência de crimes, priorizando os locais onde há equipamentos públicos municipais, tendo como apoio a ferramenta de gestão Mapa do Crime. Ressalta ainda que, devido às constantes ações nesta região, registrou recentes ameaças a operadores de segurança originadas de grupos criminosos", destacou. 

Após a morte, um grupo de manifestantes incendiou um coletivo próximo ao bairro Jardim América, em Cariacica.

Os passageiros que estavam no ônibus precisam sair e seguiram a pé em direção à Avenida Mário Gurgel e o campo da Desportiva. O local foi cercado pela Polícia Militar. 

Pontos moeda