Geral

Ciclovia da Terceira Ponte terá pedágio? Entenda como será o acesso

A construção começou em julho de 2021 e, segundo a Semobi, já está na fase final. Além da ciclovia, a obra deve aumentar a capacidade da ponte em 40%

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória

Com previsão de entrega para julho de 2023, a Ciclovia da Vida, estrutura destinada a ciclistas que está sendo anexada à Terceira Ponte, é rodeada de dúvidas acerca do seu funcionamento. Afinal, será cobrada alguma taxa para acesso? Somente bicicletas podem passar pelo local?

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Como será o acesso à ciclovia?

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do Espírito Santo, para acessar a Ciclovia da Vida será necessário o uso do Cartão GV. O cartão que já é utilizado no sistema Transcol.

LEIA MAIS: Conhecemos a ciclovia da Terceira Ponte: vista do mirante encanta. Veja vídeo e fotos!

A diferença é que, mesmo não tendo saldo, o acesso será liberado. Sendo assim, não haverá cobrança para uso da nova via.

Segurança

Sobre a ocorrência de possíveis assaltos e demais casos de violência na ciclovia, a Semobi afirma que o local deverá ter um sistema de videomonitoramento e que em casos de acidentes na estrutura, o Corpo de Bombeiros será acionado. 

Não houve resposta da secretaria se o videomonitoramento já foi licitado e será entregue junto à inauguração da via.

Só bicicletas podem acessar a ciclovia?

Sim. A Ciclovia da Vida será de uso exclusivo dos ciclistas. Ou seja, não será permitido fazer caminhadas ou atravessar a estrutura com veículos elétricos, como motos, patinetes e scooter, por exemplo.

Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória

Entrega prevista para julho

A obra começou a ser feita em julho de 2021 e segundo a Semobi, a ampliação da Terceira Ponte e a construção da Ciclovia da Vida já estão na fase final. A criação de duas novas faixas, uma por sentido, farão com que a capacidade do trânsito seja aumentada em torno de 40%. 

Além disso, cerca de 7 km de ciclovia estão sendo entregues que funcionam como uma barreira para evitar que as pessoas tirem suas vidas na ponte.

"A previsão é entregar a ampliação da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida em julho. A Secretaria ressalta que a obra não sofreu paralisação e está dentro do prazo contratual", informou a Semobi.

* Com informações da Prefeitura de Vila Velha.

Pontos moeda