Geral

Mudanças climáticas: impactos já afetam dia a dia de quem vive no ES

Segundo a ONU, é preciso reduzir as emissões de gases de efeito estufa pela metade até 2030 para evitar catástrofes

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória

Os impactos das mudanças climáticas já podem ser sentidos na rotina do capixaba. O excesso de chuva ou mesmo de calor pode trazer prejuízos até para o trabalho de quem depende de um tempo estável para fazer a renda do mês.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Há 10 anos, Marcelo dos Santos trabalha como ambulante e possui a mesma rotina. Ele chega cedo em um ponto da Avenida Mário Gurgel, em Cariacica, e só sai do local quando o dia acaba.

O clima interfere diretamente no trabalho dele, principalmente, quando chove muito ou faz calor demais.

"Quando chove, igual choveu hoje um pouquinho, eu corro para baixo de uma marquise. Quando faz sol, eu fico aqui, marcado. E por aí vai, afinal, tenho que trabalhar", afirma Marcelo.

Ainda em Cariacica, em dezembro do ano passado, cerca de 25 casas do bairro Vila Prudêncio precisaram ser interditadas após fortes chuvas.

Algumas residências continuam ameaçadas, pois a área é considerada de risco. Basta chover forte que as chances de deslizamentos aumentam.

LEIA TAMBÉM: Avião com equipe de Roberto Carlos sofre acidente e volta para aeroporto

Na lista de interdições estava a casa de Maria da Penha Guedes. Ela trabalha como confeiteira e já perdeu as contas de quantas vezes teve que sair com a família e buscar um abrigo. 

Atualmente, uma estrutura chamada geomanta protege parte das moradias, mas muitas ainda correm risco.

"A gente fica tensa, preocupada, porque não é fácil saber que outras pessoas correm risco também", disse a confeiteira.

Todos esses problemas podem ser agravados pelas mudanças climáticas, que já são uma realidade.

"As cidades vão ter que ter uma preocupação maior com inundações, com uma série de questões que nós cotidianamente não pensávamos nelas porque não acreditávamos que o clima fosse mudar. O clima não só mudou, como tenderá a elevar a intensidade dessa mudança", explica o ambientalista Luiz Fernando Schettino.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é preciso reduzir as emissões de gases de efeito estufa pela metade até 2030 para evitar catástrofes, consequências cada vez mais perigosas e irreversíveis.

Os efeitos das mudanças climáticas são um dos temas debatidos no evento Sustentabilidade Capixaba, que acontece até a próxima quarta-feira (28), na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, e conta com especialistas de diversas áreas.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, destacou a importância da educação ambiental e da conscientização da população.

"Para combater os efeitos das mudanças climáticas, precisamos educar as pessoas. Elas precisam entender o que são as mudanças climáticas, que efeitos elas geram no dia a dia nosso, para que cada um tenha sua própria atitude", afirma Rigoni.

O governo do Espírito Santo se comprometeu a reduzir as emissões de gases e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 

Além disso, segundo o governador Renato Casagrande (PSB), outras ações estão sendo tomadas para reduzir os problemas.

"Estamos com um programa de reflorestamento importante para recuperar a cobertura florestal, obras de encostas, de galerias, que vão fazer os municípios serem mais resilientes para enfrentar eventos climáticos extremos", disse o governador.
Foto: Divulgação | Thiago Soares

Ambientes de observação na Praça do Papa

O evento Sustentabilidade Capixaba conta com diversos ambientes de observação, como o Jardim das Abelhas, onde é possível conhecer diversas espécies de abelhas.

Outra novidade, segundo o gestor do evento, Elias Carvalho, é a criação de um manguezal, com a presença de caranguejos, demonstrando a importância desse ecossistema costeiro.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Caranguejo em ambiente do evento

Um outro destaque do evento é a onda gigante produzida a partir de lixo recolhido da praia.

Além dos painéis, o Sustentabilidade Capixaba conta com apresentações técnicas, workshops, reuniões específicas, oficinas e exposição de projetos.

Ao final, as discussões e trabalhos apresentados se transformarão em um documento que norteará os capixabas na formação de cidadãos mais conscientes e participativos no enfrentamento das mudanças climáticas e na elaboração da agenda do próximo grande encontro, a ser realizado no final do mês de junho de 2024.

Serviço

Sustentabilidade Capixaba

Data: até 28 de junho de 2023

Local: Praça do Papa, Vitória/ES

Entrada: franca

Inscrições e programação completa: site do evento

*Com informações de Rodrigo Schereder, da TV Vitória / Record TV


Pontos moeda