Geral

Anvisa proíbe venda de lote de suplemento proteico

Redação Folha Vitória

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização do lote 003522 2 do Suplemento Proteico para Atletas Sabor Baunilha, marca Super Whey 3W Integralmédica. A decisão está presente em resolução publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 25.

A Anvisa explica que o produto foi proibido após análise laboratorial indicar quantidade 190% maior de carboidratos na formulação que a declarada no rótulo. O suplemento tem data de validade até abril de 2015.

Em 27 de fevereiro de 2014, a Agência já havia determinado a proibição deste lote, mas a empresa comprovou ter solicitado perícia de contraprova dentro prazo previsto em Lei. Após essa contraprova, o produto passou por uma terceira análise, a de testemunho. O laudo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, comprovou o resultado insatisfatório para a concentração de carboidrato, cita a agência. O documento revela que o suplemento apresentou 3,65 gramas de carboidratos na porção. Isso representa 66% a mais do que o valor de 2,2 gramas declarado na rotulagem.

Com a proibição, o lote não deve ser comercializado. Os produtos que ainda estejam no mercado serão recolhidos pela vigilância sanitária. Os consumidores que adquiriram o produto deverão entrar em contato com o fabricante, ressalta a Anvisa.

Em outra decisão, a Anvisa liberou a importação, distribuição e comercialização do produto Carnivor Bioengineered Beef Protein Isolate produzidos a partir do lote 0297G3, de julho/2013. O suplemento proteico é fabricado por MuscleMeds e distribuído por Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplemento Ltda.

A liberação se deu após a empresa fabricante comprovar a adequação da composição da fórmula e da rotulagem à legislação brasileira. Os lotes anteriores a julho de 2013 permanecem proibidos.

Pontos moeda