Geral

Arte mural traz o antigo bonde de volta para o Centro de Vitória

O trabalho faz parte do projeto "A Arte é Nossa", uma iniciativa da Semc que tem como objetivo humanizar os espaços públicos e democratizar a produção artística local

Muro do estacionamento do Ministério da Fazenda, na avenida Princesa Isabel, recebeu intervenção artística do projeto "A Arte é Nossa" Foto: Divulgação/Prefeitura

Já pensou em voltar ao tempo em que o bonde era o meio de transporte oficial da capital? Foi inaugurado na última sexta-feira (11), no muro do estacionamento do Ministério da Fazenda, na avenida Princesa Isabel, esquina com a Barão de Itapemirim, no Centro, um mural em relevo que recria o caminho feito pelo bonde no início do século XX, mas agora com um novo trajeto que apresenta aos moradores e visitantes de Vitória alguns dos prédios históricos mais importantes da cidade.

O trabalho faz parte do projeto "A Arte é Nossa", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar os espaços públicos e democratizar a produção artística local. Participaram da inauguração o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, a coordenadora do projeto, Fernanda Bellumat, além de Antonio Natural, um dos artistas responsáveis pela execução da intervenção artística.

O prefeito destacou a importância de massificar a arte pela cidade. "O Arte é Nossa é uma concepção de nossa administração de que a arte tem que estar no espaço urbano de todas as pessoas, e não reservada em museus e galerias. Estamos com mais um painel para transformar uma área cinza, de concreto, em uma área mais humanizada, suavizada e com melhor possibilidade de acolhimento às pessoas que por aqui transitam".

Para a secretária, a meta do projeto é colocar a arte no cotidiano das pessoas e tornar a cidade cada vez mais alegre. "Queremos tornar as paisagens de Vitória ainda mais bonitas e, ao mesmo tempo, preservar a harmonia da cidade. O oitavo trabalho entregue pelo projeto A Arte é Nossa reforça a conversa da arte com a rua e, especialmente no caso desse trabalho, também com a memória afetiva da nossa capital", afirmou Ana Laura Nahas.

De acordo com a coordenadora do "A Arte é Nossa", Fernanda Bellumat, a ideia é democratizar a arte. "O projeto tem como proposta valorizar o artista e a arte capixaba, minimizar a frieza da cidade provocada pela urbanização e transformar a cidade num museu a céu aberto, aproximando ainda mais a arte da população".

Muro

O mural, que retrata 16 prédios históricos da capital, entre eles a Fafi e o Theatro Carlos Gomes, foi criado pelos artistas Antonio Natural e Dione Salvador durante quase dois meses. Antonio Natural conta que a ideia do trabalho surgiu da parceria entre os dois artistas e a equipe do "A Arte é Nossa". "No começo, a gente teve a ideia de refazer o caminho do bonde. Depois, eu, o Dione e a Fernanda fomos discutindo o projeto até chegar à ideia final, que foi recriar o caminho do bonde mostrando os monumentos históricos. Precisamos de mais e mais muros, porque histórias para contar não faltam!".

"A arte retratada no muro é uma releitura que resgata a história do antigo meio de transporte da cidade, o bonde, valorizando as edificações históricas do Centro de Vitória", disse Bellumat.

Edital

Com a intenção de ampliar o número de artistas que podem deixar a cidade cada vez mais bonita através da arte, está em vigor o Edital para Credenciamento de Artistas das Artes Plásticas para Composição do Banco de Dados do projeto "A Arte é Nossa".

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro de 2014, mediante formulário de credenciamento preenchido e assinado junto com a documentação necessária, que deverá ser entregue no setor de protocolo da Prefeitura de Vitória. Os interessados em se credenciar devem morar na Grande Vitória. Outras informações no telefone (27) 3132-2211.

Trabalhos anteriores

Desde 2013, o projeto "A Arte é Nossa" vem colorindo e levando a arte para diversos espaços públicos de Vitória. Ao todo, foram sete intervenções artístico-urbanas, antes do mural do bonde, em equipamentos e espaços públicos, através da arte mural, da arte relevo e do grafite. Confira quais são e onde estão os outros trabalhos do projeto na cidade:

Muro da Fábrica de Idéias (Jucutuquara) – Emílio Aceti e Centro Grafitacional (julho/ 2014): grafite baseado na proposta do espaço, que é difundir e valorizar a economia criativa. 

Muro da Casa da Juventude (São Pedro) – Ficore (fevereiro/ 2014): desenho livre inspirado na fotografia e no olhar de cada cidadão sobre a cidade. 

Parque da Fonte Grande (São Pedro) – Antonio Natural e Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho em arte relevo inspirado na fauna e na flora do Parque da Fonte Grande. 

Tapume do Hidroavião (Santo Antônio) – Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho inspirado nas figuras tradicionais do samba e em seus foliões. Localizado próximo ao Sambão do Povo. 

Tapume na praia de Camburi – Dione Salvador (dezembro/ 2013): localizado no calçadão da praia de Camburi, o desenho foi inspirado em práticas esportivas para dialogar com os cidadãos que usam o espaço para se exercitar. 

Fafi (Centro) – Dione Salvador (novembro/ 2013): ação feita em comemoração ao dia da cultura e tendo como referência a música, o teatro e a dança. 
Escadaria de São Benedito – Dione Salvador – (agosto/ 2013): desenho livre inspirado no mangue, que é tão presente na paisagem natural da cidade de Vitória. 

Pontos moeda