Geral

Autoridades e artistas comparecem na inauguração do Templo de Salomão

Apresentadores da Rede Record, políticos e diversos artistas e personalidades estiveram na cerimônia da Igreja Universal. O templo foi construído em São Paulo

Templo é a sede mundial da Igreja Universal  Foto: Divulgação

A sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus, o Templo de Salomão, foi inaugurado às 19 horas desta quinta-feira (31). A cerimônia aconteceu no bairro do Brás, em São Paulo, onde o templo foi construído. Autoridades políticas, apresentadores da Rede Record e outras personalidades compareceram ao evento.

O evento é fechado para convidados e entre as autoridades presentes estão a presidente Dilma Rousseff (PT), o vice-presidente Michel Temer (PMDB), o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT), o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho (PT), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o ex-prefeito e candidato a senador por São Paulo, Gilberto Kassab (PSD).

Na cerimônia está previsto um discurso do bispo Edir Macedo, fundador da Universal e dono da TV Record. Na fala do mestre de cerimônia, foram cumprimentadas as autoridades presentes, a imprensa que faz a cobertura e as equipes de televisão. 

No último dia 19 de julho, foi celebrada a primeira cerimônia do templo. Na ocasião, houve a "consagração" do local, conduzida pelo líder e fundador da Igreja Universal, bispo Edir Macedo.

O templo, que comporta mais de 10 mil pessoas sentadas, é uma réplica do templo de Salomão, conhecido como o primeiro templo citado na Bíblia e localizado na cidade de Jerusalém, em Israel. A área total da estrutura é de 70 mil metros quadrados — o equivalente a 16 campos de futebol. O complexo é dividido em dois grandes blocos, interligados por uma nave.

Prédio frontal possui 11 pavimentos Foto: Divulgação

O prédio frontal, que possui 11 pavimentos, chega a medir quase 56 metros de altura, contando-se a partir do platô de implantação – isto sem contabilizar os 7 metros para baixo, onde se encontram os dois subsolos que comportam aproximadamente 1,2 mil vagas de estacionamento. O prédio dos fundos é alinhado com a nave, e atinge a altura de um pouco mais que 41 metros de altura.

As paredes laterais receberam painéis em madeira e acima deles, revestimentos que se assemelham às pedras importadas. Elas também abrigam grandes reentrâncias que receberam esculturas em bronze simbolizando elementos da época como, por exemplo, o candelabro. As portas de acesso ao templo são trabalhadas internamente em madeira e externamente em cobre. Além disso, todas as pedras que revestem o templo vieram de Israel.

Uma Arca da Aliança, que representa o elemento principal do projeto, foi colocada sobre o altar para criar a sensação de um efeito de tridimensionalidade.

Pontos moeda