Geral

Chioro: 0,2% dos turistas foram atendidos nos estádios

Redação Folha Vitória

Brasília - O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou no início da noite desta segunda-feira, 14, que um total de 7.055 dos turistas que foram aos estádios durante a Copa do Mundo passaram por algum tipo de atendimento médico. "Isso significa apenas 0,2% dos turistas da Copa. As estimativas dão conta de que 1% a 2% (dos turistas em outros grandes eventos) necessitam de algum atendimento", comparou.

O ministro disse ainda que desse total das arenas, 192 pessoas precisaram ser removidas dos estádios para atendimento, sendo que 99,4% delas deixaram os hospitais depois de receber medicamento. Esses 7.055 são parte do total de 17.042 atendimentos de outras áreas envolvendo a Copa, como as Fanfest.

Chioro destacou, ainda, que 532 ambulâncias foram entregues aos Samu das 12 cidades-sede da Copa e que foram realizados 3,5 mil testes de HIV e a distribuição de 3 milhões de camisinhas. "Havia certo terror de que viveríamos uma epidemia de dengue, que teríamos casos de ebola, acidentes com escorpião, cobra. Não registramos nenhum caso", disse.

Já o ministro das Cidades, Gilberto Ochi, lamentou a morte de duas pessoas no desabamento de uma ponte em Belo Horizonte. "Infelizmente faleceram duas pessoas e o governo federal lamenta essas mortes, mas de maneira pronta e rápida cobrou da prefeitura as providências imediatas da apuração da causa e trouxe a necessidade de se apurar efetivamente o que ocorreu, responsabilizando aquele que deu causa a esse lamentável acidente", afirmou.

Pontos moeda