Geral

França e EUA pedem cessar-fogo na Ucrânia

Redação Folha Vitória

Donetsk - O presidente da França, François Hollande, conversou com Vladimir Putin para pressionar os separatistas pró-Rússia a aceitarem dialogar com as autoridades da Ucrânia.

Segundo comunicado do escritório de Hollande, ele também conversou com Barack Obama. Os dois querem um encontro para negociar um cessar-fogo bilateral o quanto antes, disse o texto.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, não emitiu nenhum comunicado hoje, dia em que três pontes que levam à região de Donestk, no leste ucraniano, foram destruídas por explosões. Dessa forma, importantes rotas de acesso à cidade, tomada por rebeldes, estão comprometidas. Os rebeldes afirmaram que as explosões foram provocadas por sabotadores pró-Kiev para isolar a cidade.

Mais cedo, a Rússia havia insistido à União Europeia para pressionar o governo ucraniano. Os russos novamente acusaram Kiev de conduzir uma enorme operação militar contra pessoas pacíficas. Rebeldes na Ucrânia e nacionalistas na Rússia têm pedido para o Kremlin enviar tropas e proteger os insurgentes, mas Putin tem resistido à ideia com temor de novas sanções por parte dos países ocidentais. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda