Obra de contenção de encosta na Curva do Saldanha foi concluída, afirma prefeitura

Geral

Obra de contenção de encosta na Curva do Saldanha foi concluída, afirma prefeitura

O tráfego de veículos deve ser liberado até o dia 30 de julho. As intervenções começaram no início do ano para reparar os danos causados pelas fortes chuvas

Parte da via foi isolada para que as obras fossem feitas Foto: Folha Vitória

As obras de contenção no trecho da Avenida Vitória, conhecido como "Curva do Saldanha", no bairro Forte São João, foram concluídas na última sexta-feira (18), de acordo com a Prefeitura de Vitória. Com a conclusão dos trabalhos, o tráfego de veículos deverá ser liberado nas seis faixas até o dia 30 de julho.

As intervenções começaram no início do ano para reparar os danos causados pelas fortes chuvas de dezembro do ano passado, quando um deslizamento de terra, rochas e vegetação invadiu uma faixa de tráfego da via, sem vítimas. O trabalho estava previsto para terminar em cinco meses.

O deslizamento aconteceu no dia 18 de dezembro e parte da via foi isolada para evitar novos incidentes. Segundo a prefeitura, como o solo estava encharcado, a chuva continuava e era alto o risco de novos deslizamentos, os trabalhos iniciais de limpeza da encosta e retirada da vegetação foram cuidadosos. Um técnico do Rio de Janeiro também esteve no local para avaliar a encosta.

Ainda de acordo com a prefeitura, houve necessidade de uma vistoria preliminar para garantir a segurança dos garis alpinistas na limpeza da encosta. Um engenheiro especialista em contenção de encostas fez uma segunda vistoria e elaborou o projeto de como a obra deveria ser feita para impedir novos deslizamentos. 

A encosta foi recoberta com 2,6 mil metros quadrados de uma malha de aço e presa na rocha com 600 grampos, alguns com até 5 metros de comprimento. As rochas maiores receberam um apoio em concreto, tecnicamente conhecido como contraforte, que impede de a rocha rolar encosta abaixo em caso de intensas chuvas.

"Durante a obra, havia risco de novos deslizamentos, e a vida dos operários e das pessoas que transitam pela avenida está em primeiro lugar. Todas as etapas da intervenção foram realizadas, seguindo à risca todas as recomendações de segurança que uma obra desta complexidade exige", disse o secretário municipal de Obras, Zacarias Carraretto.

Trânsito

Durante as obras, a Avenida Vitória, que originalmente tem três faixas em cada sentido de tráfego, neste trecho, ficou com quatro faixas, sendo duas em cada sentido. Até o próximo dia 30 é importante que os motoristas sigam a sinalização. Vale lembrar que o limite de velocidade nesse local está limitado a até 40 km/h.

Investimento

De janeiro de 2013 até os dias atuais, foram investidos R$ 23 milhões em 40 obras de contenção de encostas, beneficiando diversos bairros da cidade. Outras 51 intervenções estão previstas para iniciarem tão logo os projetos sejam concluídos e encaminhados para licitação.