• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Obras de macrodrenagem de Maruípe entram na fase final

Geral

Obras de macrodrenagem de Maruípe entram na fase final

No entroncamento dessas vias, em um trecho de quase 30 metros, o trânsito fluirá nas duas faixas do sentido Centro-Reta da Penha. As outras duas faixas estão interditadas por conta das obras

Obras fazem parte da ampliação da capacidade de acumulação e transporte das águas das chuvas na bacia de drenagem Cândido Portinari Foto: Divulgação/Prefeitura

A interligação da galeria de transporte de águas das chuvas da rua Adolpho Cassoli com a da avenida Maruípe teve início nesta terça-feira (22). A obra será concluída em três semanas.

No entroncamento dessas duas vias, em um trecho de quase 30 metros, o trânsito fluirá nas duas faixas do sentido Centro-Reta da Penha. As outras duas faixas estão interditadas por conta das obras. Já o acesso para a avenida Maruípe pela rua Dióscoro Carneiro Filho ficará interditado. Durante todo o período dos serviços, os agentes da Guarda Municipal acompanharão de perto o fluxo de veículos para evitar retenções. Veja o mapa.

O objetivo da obra é permitir que as águas captadas pelas galerias das ruas José Luiz de Matos e Adolpho Cassoli, em Maruípe, cheguem à galeria da avenida Maruípe e sigam até a maior estação de bombeamento de água das chuvas da América Latina, a estação Doutor Antônio da Silva Pinto, que tem capacidade de bombear até 33 mil litros de água das chuvas por segundo.

Ampliação

As obras fazem parte da ampliação da capacidade de acumulação e transporte das águas das chuvas na bacia de drenagem Cândido Portinari, que representa 20% do território de Vitória. O objetivo é minimizar os riscos de alagamentos em 17 bairros da Grande Maruípe, onde residem 77 mil moradores.

Concluído, esse novo sistema tem como finalidade garantir que, mesmo em situações de fortes chuvas em curtos períodos de tempo, a rede de drenagem suporte grande quantidade de água e permita o escoamento para minimizar os riscos de alagamentos.

Andamento das obras

Executadas (2.030 metros)

900 m - avenida Maruípe (trecho entre as ruas Manoel Pinheiro e José Leão Borges) 
150 m - rua Frederico Gomes 
330 m – rua das Palmeiras (trecho entre as ruas Frederico Gomes e Marins Alvarino) 
250 m – rua Marins Alvarino 
400 m - rua José Luiz de Matos 
Em execução

entrocamento da rua Adolpho Cassoli e avenida Maruípe 
reservatório de contenção no Horto de Maruípe 
abertura de tampas para limpeza 
540 m – rua Manoel Pinheiro 
670 m – rua Doutor Arlindo Sodré 
A executar (630 metros)

50 m – avenida Leitão da Silva (trecho entre as ruas Dr. Arlindo Sodré e Gilberto Varejão)  - responsabilidade do Governo do Estado 
100 m - rua das Palmeiras (trecho entre a rua Marins Alvarino e avenida Leitão da Silva) 
480 m - avenida Maruípe (trecho entre as ruas José Leão Borges e João Jantorno)