Geral

Pacientes denunciam ambulâncias sucateadas em São Mateus

As fotos foram enviadas por um leitor e mostram duas ambulâncias com falta de forro nas portas. Pacientes afirmam que quatro ambulâncias estão em condições precárias

As ambulâncias estão sujas e com muita ferrugem Foto: Reprodução

Pacientes de uma clínica de São Mateus reclamam das condições das ambulâncias da prefeitura do município. Eles são transportados pelos veículos de casa para a clínica. As fotos enviadas para a redação do jornal online Folha Vitória mostram duas ambulâncias com falta de forro nas portas, sujeira no cinto de segurança, e até pneus junto ás macas. De acordo com pacientes, são quatro ambulâncias que estão em condições parecidas.

Jefferson Carlos, de 20 anos, faz tratamento de hemodiálise e precisa ir três vezes por semana a uma clínica que fica no bairro Parque Washington. Como não tem condições de ir por conta própria para a clínica fazer o tratamento, Jefferson é transportado por ambulâncias da prefeitura.

O paciente acredita que ser vítima de um acidente é questão de tempo. “As condições da ambulância são péssimas. Ainda mais comigo que fico com um cateter no pescoço, e por isso tenho muitos riscos de infecção. É sujeira, porta quebrada...”, diz. 

Jefferson diz que os pacientes já reclamaram com a prefeitura, mas nada ainda foi resolvido. “Nós já reclamamos diversas vezes com a prefeitura e eles falam que estão resolvendo, que vão resolver, mas até agora nada”, desabafou.

A Secretaria Municipal de Saúde do município afirmou que tem um contrato de manutenção dos seus veículos, com oficina credenciada, mas a demanda é muito grande. Sobre os buracos nos veículos, eles afirmaram que esse problema não existe. Quanto aos problemas dos pneus, eles disseram que foi feito um levantamento e este problema realmente ocorreu devido ao suporte do estepe que quebrou. Para que o veículo não ficasse parado, o pneu foi colocado dentro da ambulância. 

A prefeitura de São Mateus também informou que está adquirindo quatro novas ambulâncias para melhorar os serviços prestados à comunidade.