Líderes hispânicos pedem que Partido Republicano condene Trump Líderes hispânicos pedem que Partido Republicano condene Trump Líderes hispânicos pedem que Partido Republicano condene Trump Líderes hispânicos pedem que Partido Republicano condene Trump

Washington – Dirigentes hispânicos se ressentiram diante da resposta tímida dos pré-candidatos republicanos diante de declarações do também pré-candidato Donald Trump de que os imigrantes mexicanos eram violadores e narcotraficantes. Vários dos pré-candidatos disseram que o assunto tem pouca importância, enquanto outros não tocaram no tema.

O senador Marco Rubio, que durante duas semanas evitou se referir de maneira direta a declarações de Trump, afirmou na quinta-feira em comunicado que as declarações foram “insultantes e incorretas” e causavam divisões. Outro hispânico na disputa, Ted Cruz, afirmou que Trump é “fantástico”, “atrevido” e “diz a verdade”.

O assunto é incômodo para os republicanos em busca de mais votos entre a população latina, que cresce em importância no país. Até agora, porém, Trump pagou um preço político menor que o comercial.

A rede de televisão líder do mercado hispânico, Univisión, desistiu de televisionar o concurso Miss USA, uma iniciativa conjunta de Trump e da NBC, que também rompeu relações com o magnata. Na quarta-feira, a loja de departamentos Macy’s anunciou que deixaria de vender a linha de roupas masculinas de Donald Trump, enquanto outras empresas do setor são pressionadas para tomar decisões similares.

Em seu discurso no mês passado em que anunciou que buscaria a candidatura republicana, Trump disse que os imigrantes mexicanos “trazem drogas, trazem crimes. São violadores. Alguns, creio, são boas pessoas”. O empresário se recusou a pedir desculpas. “Distorceram minhas declarações para fazê-las parecer racistas e discriminatórias”, afirmou. “O que quero é que os imigrantes legais não sofram castigos injustos, porque outros vêm aos Estados Unidos ilegalmente, inundam o mercado de trabalho e não pagam impostos.”

Nas declarações originais, porém, não havia distinção entre os mexicanos que vêm aos EUA de maneira legal e os demais. Fonte: Associated Press.