Geral

Obama chega ao Quênia na primeira visita de um presidente dos EUA ao país

Redação Folha Vitória

Nairóbi - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Quênia nesta sexta-feira em sua primeira visita ao país de seus pais desde 2008, quando foi eleito. Ele foi recebido pelo presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, enquanto a população festejava a sua chegada.

O Air Force One pousou ma capital Nairóbi pouco depois 20h do horário local (14h, de Brasília) para uma cerimônia discreta de boas vindas. Cerca de 20 pessoas o esperavam ao longo de um tapete vermelho para cumprimentá-lo, incluindo sua meia-irmã, Auma Obama. Uma menina de 8 anos lhe entregou um buquê de flores.

Em seguida, Obama foi para seu hotel onde jantou com membros de sua família que ainda moram no Quênia. O presidente se sentou ao lado de sua avó, conhecida como Mama Sarah.

Funcionários da Casa Branca disseram que as preocupações com a segurança e a logística o impediram de viajar até Kogelo, uma vila rural que fica há seis horas de Nairóbi, onde seu pai nasceu e foi criado.

No sábado, está programado para Obama participar de um fórum de empreendedores de todo o mundo e destacar sua iniciativa de no setor de eletricidade, em 2013, para duplicar o acesso na África Subsariana. Ele também irá se reunir com o presidente do Quênia para tratar de assuntos econômicos, a luta contra o terrorismo, democracia e respeito aos direitos humanos. Além disso, Obama deverá ser homenageado em um jantar oficial do Estado.

Um grupo de 20 parlamentares norte-americanos se juntou a Obama na viagem. Todos, exceto o senador Jeff Flake, são democratas.

Obama, o primeiro presidente norte-americano a visitar o Quênia, é esperado para refletir sobre suas raízes quenianas durante um discurso no domingo, em Nairóbi, em uma arena de esportes. Em seguida, ele irá participar de um evento com jovens líderes africanos e depois seguirá para a Etiópia, onde também receberá a visita de um presidente dos EUA pela primeira vez. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda