Obama se reúne com ministro saudita na Casa Branca, após acordo com Irã

Geral

Obama se reúne com ministro saudita na Casa Branca, após acordo com Irã

Redação Folha Vitória

Washington - Após conseguir fechar o acordo nuclear com o Irã, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá se reunir nesta sexta-feira com o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, disse um funcionário na Casa Branca. Trata-se do primeiro encontro com uma autoridade desse país aliado desde que o acordo com Teerã foi anunciado, na terça-feira.

A Arábia Saudita é o maior dos Estados árabes entre os que se mostravam bastante céticos à aproximação diplomática entre Obama e o Irã. O governo norte-americano busca reduzir os temores entre os Estados árabes e cumprir suas promessas de dar mais garantias militares e de segurança.

A atitude dos sauditas em relação ao acordo com Teerã será crucial para se saber a maneira como o pacto será recebido no mundo árabe em geral. A Arábia Saudita vinha mostrando preocupação com o acordo com Teerã, pois teme que o programa nuclear iraniano continue secretamente a buscar armas. Riad também vê uma crescente influência regional iraniana como uma ameaça. Fonte: Dow Jones Newswires.