Geral

Ônibus Rosa já atendeu mais de 1,5 mil pessoas em 2015

No total, 125 mulheres tiveram atendimento individualizado no ônibus rosa. Foram concedidas nos primeiros meses deste ano 27 medidas protetivas

125 mulheres tiveram atendimento individualizado no ônibus rosa Foto: Divulgação

O Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, o ônibus rosa, já passou por quatro cidades do interior este ano e realizou a primeira edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, quando atendeu demandas dos municípios da Grande Vitória. Ao todo, essas ações resultaram no atendimento de 1.530 pessoas nos locais visitados.

No total, 125 mulheres tiveram atendimento individualizado no ônibus rosa. Foram concedidas nos primeiros meses deste ano 27 medidas protetivas, expedidos seis mandados de prisão, além da realização de uma prisão em flagrante durante a realização da primeira Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Também foram confeccionados, entre março e julho deste ano, 43 boletins de ocorrência nos municípios visitados pelo Juizado Itinerante. A última cidade a receber o ônibus rosa foi Domingos Martins, local onde se verificou o menor índice de violência com o registro de apenas um boletim de ocorrência e expedição de uma medida protetiva.

Para Talita Thomaz Vieira Baeta Neves, assessora da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a maior quantidade de casos em Domingos Martins estava no interior do município.

“Com isso, parte da equipe deslocou-se para alguns locais distantes do centro, como Soído, com o fim de promover um trabalho de conscientização através de palestras e distribuição de material informativo. Assim, alunos de escolas desse local também foram abordados. Mesmo na pacata, tranquila e turística cidade foi possível identificar casos sérios de violência contra a mulher, os quais receberam apoio e orientações por parte da equipe integrada do Juizado Itinerante”, disse Talita.

Próximos passos

A Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realiza, entre os dias 03 e 07 de agosto deste ano, a II Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, quando o ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha estará na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, para prestar atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e, ainda, distribuir cartilhas educativas sobre os direitos da mulher. O ônibus atenderá das 9 às 17 horas, com exceção da segunda-feira, 03, data em que os trabalhos iniciam-se às 10 horas.

Já a próxima cidade do interior a receber o ônibus rosa é Governador Lindenberg, no noroeste do Estado, entre os dias 24 e 28 de agosto

Pontos moeda