Geral

ONU e Anistia Internacional pedem que Hungria não altere leis de asilo

Redação Folha Vitória

Budapeste - O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e o grupo pelos direitos humanos Anistia Internacional pediram nesta quinta-feira que a Hungria mantenha suas regras para asilo inalteradas. Segundo os órgãos, as mudanças planejadas pelos húngaros impossibilitarão a fuga de pessoas de zonas de guerra e de perseguições.

A Hungria, como outros países da União Europeia, enfrenta crescentes problemas por causa da imigração. O número de imigrantes chegando ao país atingiu 67 mil neste ano até agora, segundo o governo, já superando o total de imigrantes do ano passado.

Nos próximos dias, o Parlamento húngaro, dominado pelo governista partido Fidesz, deve aprovar várias emendas às regras de asilo. Elas incluem uma via rápida para a análise de pedidos de asilo, o que segundo o Acnur não garantirá um processo adequado. Aqueles que solicitam asilo poderão ser enviados a terceiros países, como Sérvia e Grécia, mas as agências internacionais dizem que isso não é seguro. Medidas para permitir detenções prolongadas para os que pedem asilo também podem ser adotadas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda