Geral

EI recupera território controlado por forças apoiadas pelos EUA na Síria

Redação Folha Vitória

Beirute - Militantes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) repeliram forças apoiadas pelos Estados Unidos em uma ofensiva contra uma de suas principais posições no norte da Síria. Com o movimento, os jihadistas recuperaram território que haviam perdido, de acordo com ativistas sírios e com o próprio EI.

O grupo disse que seus combatentes se infiltraram em vilas e montanhas nas proximidades da cidade de Manbij - controlada pelo EI -, que foi ocupada no mês passado pelas Forças Democráticas Sírias, um grupo de curdos e árabes apoiados pelas Forças Especiais dos EUA.

Em um comunicado transmitido pela agência de notícias Aamaq, comandada pelo EI, o grupo disse que um combatente dirigindo um carro carregado de explosivos detonou os dispositivos entre um grupo de curdos no noroeste de Manjib.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos também reportou a contraofensiva do EI, relatando explosões e ataques aéreos conduzidos pelos americanos, além de operações suicidas por parte dos jihadistas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda