Geral

Garagem de condomínio é isolada pela Defesa Civil em Cariacica

A Defesa Civil do município vistoriou o local pela terceira vez e isolou a área por questões de segurança, pois a garagem apresenta problemas na estrutura de sustentação

O local foi interditado pela Defesa Civil Foto: TV Vitória

Os moradores do Residencial Mochuara, que fica no bairro Rio Branco, em Cariacica, entraram em contato com a equipe de reportagem do Folha Vitória na última quinta-feira (21) para contar que foram surpreendidos por não poderem guardar seus veículos no local.

Eles informaram ainda que a Defesa Civil foi acionada e esteve no residencial e isolou a área por motivos de segurança. No local, em alguns pontos a parte superior do estacionamento se sustenta através de escoras feitas de metal. Inúmeras rachaduras também foram encontradas. Além disso, há uma laje praticamente cedendo.

Por meio de nota, a Defesa Civil do município disse que esteve na tarde de quinta-feira no Residencial a pedido da própria administração do condomínio para vistoria na garagem do empreendimento, que apresentava problemas aparentes em sua estrutura de sustentação.

O órgão informou também que esta foi a terceira visita ao local. As outras duas foram feitas em janeiro do ano passado e no dia 12 de julho deste ano. Em ambas as ocasiões foi recomendado que a construtora responsável fizesse os reparos. 

Na tarde da última quinta-feira, após a constatação de um engenheiro civil da Secretaria Municipal de Infraestrutura de que a situação não havia sido resolvida, por questão de segurança, a garagem foi isolada. 

A Defesa Civil destacou ainda que, a garagem está construída numa área que é independente da edificação dos apartamentos. O laudo da Defesa Civil recomenda que a construtora acione um perito técnico para que faça uma avaliação estrutural e que tome as providências e os reparos necessários.

Por nota, a Incorporadora do Mochuara esclarece que a responsável pelas obras de construção do empreendimento é uma empresa terceirizada. Informa ainda que já realizou uma vistoria no local com uma equipe técnica em conjunto com seus projetistas. A área que está com problemas no edifício garagem foi isolada e recebeu os devidos escoramentos preventivos até a conclusão do projeto de reforço estrutural, não apresentando risco de deslocamento. A Companhia esclarece ainda que firmou com os moradores do condomínio um cronograma de datas para reparos. Foi disponibilizado um terreno próximo ao condomínio para abrigar os veículos dos moradores, que já foram retirados do edifício garagem. A Incorporadora também destaca que toda a documentação do empreendimento está regularizada, incluindo todas as aprovações da prefeitura, alvará de construção e Habite-se. Ressalta que mantém seus canais de Relacionamento com o Cliente disponíveis para mais informações ou esclarecimentos.“

Pontos moeda