Geral

Novas regras de segurança da Anac não alteram movimentação no Aeroporto de Vitória

Entre as novas regras, os passageiros estão sujeitos a passagem pelo pórtico, para detecção de metais, revista física e retirada de notebook da bagagem de mão

A partir desta segunda-feira (18), por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os procedimentos de segurança adotados e padronizados internacionalmente, agora se estenderão a todos os voos. Mesmo com a mudança o Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles, não registrou alteração na circulação de passageiros.

De acordo com a assessoria de comunicação da Infraero, a movimentação no aeroporto está normal, sem registros de filas ou atrasos. Até as 11 horas desta segunda-feira (18) dos 20 voos previstos, quatro tinham sido cancelados. Não foram informados os motivos dos cancelamentos que são efetuados pelas próprias companhias aéreas. Nenhum atraso foi registrado.

Entre as medidas, está a que prevê que todos os passageiros estarão sujeitos à revista física feita por agente do mesmo sexo. A revista poderá ocorrer de forma aleatória, mesmo sem o disparo do detector de metais. Ela tem que ser realizada em local público ou privado, a critério do revistado e do agente, e sempre na presença de uma testemunha.

A norma diz ainda que o passageiro terá também que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas, como já vinha sendo cumprida em voos internacionais. Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos.

A Anac orienta os passageiros de voos domésticos que cheguem ao aeroporto mais cedo, com pelo menos uma hora e meia ou duas horas de antecedência e, no caso de voos internacionais, com três horas de antecedência.

Veja aqui outras medidas da Anac que começam a valer a partir desta segunda-feira.

Pontos moeda