Geral

Obras da maior barragem do Estado devem terminar em fevereiro

Com capacidade de armazenar 17 bilhões de litros de água, o suficiente para abastecer 310 mil habitantes por um ano, a barragem de Itauninhas terá uma área alagada de 270 hectares

Barragem de Itauninhas, no Extremo Norte do Estado, deverá ficar pronta em 210 dias Foto: Divulgação/Governo

As obras para a construção da barragem de Itauninhas, que será a maior de todo o Estado, têm previsão para serem finalizadas no dia 1º de fevereiro de 2017. A informação foi passada pelo gerente de Obras e Infraestrutura Rural da Seag, Winker Denner, em uma coletiva concedida nesta quarta-feira (06), em Pinheiros, no Norte do Estado.

“Estamos trabalhamos com o planejamento elaborado e estabelecido no contrato, para que a obra fique pronta em 210 dias. As próximas ações são a execução dos serviços previstos de recuperação do instrumental e elementos estruturais necessários, execução da ensecadeira para desvio das águas, resgate da fauna conforme licenciamento, a supressão da vegetação autorizada pelo IDAF e a concretagem para iniciar a reservação”, explicou Winker.

Com capacidade de armazenar 17 bilhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer uma população de 310 mil habitantes por um ano, a barragem terá uma área alagada de 270 hectares, em uma extensão de aproximadamente 10 quilômetros.  Para a sua conclusão estão sendo investidos R$ 6,1 milhões.

As obras para conclusão da barragem de Itauninhas foram retomadas no dia 30 de maio deste ano, após serem assumidas pelo Governo do Estado, no final de 2015, por meio do Programa de Construção de Barragens, coordenado pela Seag. A construção da represa começou em 2003, por um convênio entre a prefeitura de Pinheiros e o Governo Federal, e desde então sofreu diversas paralisações.

O subsecretário de Infraestutrura Rural, Zacarias Carraretto, destacou a importância da obra para a região em que ela está sendo implantada. “Trata-se de uma obra ímpar, que carece de atenção e cuidados especiais, exatamente por sua importância e representação para todo o Norte do Estado, em especial toda circunvizinhança de Pinheiros e Boa Esperança. Obra polêmica por sua não conclusão até hoje, mas inquestionável quanto à sua necessidade”, destacou.

Reuniões

A reunião de monitoramento para a apresentação do andamento da obra de conclusão da Barragem realizada, nesta quarta-feira (06), em Pinheiros é a primeira de uma série que irão acontecer para todas as obras do Programa de Estadual de Construção de Barragens.

Nesta quinta-feira (7), o mesmo tipo de reunião acontece em Pancas para apresentar o andamento das obras da Barragem Floresta. O encontro acontecerá às 10h, na Escola Municipal de Laginha.

No mesmo dia, às 14h, o município de Marilândia também recebe a equipe técnica para saber do andamento das obras da Barragem Liberdade. A reunião acontece na Prefeitura Municipal.

Pontos moeda