Geral

ONU diz que mortes em conflitos armados no Afeganistão estão próximas de recorde

Redação Folha Vitória

Cabul - A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o número de mortes de civis no Afeganistão está batendo recorde neste ano devido à piora da violência no país, 15 anos após a invasão feita pelos Estados Unidos.

Nos primeiros seis meses de 2016, 1.601 pessoas morreram e outras 3.565 ficaram feridas devido a conflitos armados, um aumento de 4% em relação ao mesmo período no ano passado. Do total, quase um terço dos mortos e feridos eram crianças.

O aumento do número de ocorrências é causado por uma disseminação de conflitos em áreas altamente populosas, geralmente em províncias nas quais o Taleban está contestando o controle do governo, inclusive em Helmand, para onde os EUA enviaram forças adicionais, e Kunduz, cuja capital chegou a ser tomada pelos insurgentes durante um breve período.

Segundo a Missão de Assistência da ONU no Afeganistão (Unama), o Taleban é responsável por 60% das mortes e ferimentos, mas um número cada vez maior das fatalidades foi provocado por forças leais ao governo afegão.

Em relatório, um representante da ONU no Afeganistão, Tadamichi Yamamoto, afirma que o aumento das mortes reflete o fracasso de todas as partes envolvidas em honrar os compromissos com a lei humanitária internacional de proteger civis. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda