Geral

Produção industrial da Índia avança de maneira inesperada em maio

Redação Folha Vitória

Nova Délhi - A produção industrial da Índia avançou ligeiramente em maio, enquanto a inflação ao consumidor permaneceu próxima ao patamar de junho, ressaltando os desafios para as autoridades monetárias que tentam fortalecer a recuperação econômica.

A produção industrial da Índia subiu 1,2% em maio, na comparação com o mesmo período no ano passado, na sequência de uma queda de 1,4% em abril. Economistas consultados pelo Wall Street Journal previam um recuo de 0,8%.

A produção industrial caiu quatro vezes desde novembro, atingida por uma demanda fraca após dois anos de chuvas insuficientes, que resultaram na queda do lucro dos fazendeiros. Os altos custos de empréstimos e a queda nas exportações também influenciaram a recuo da produção.

Os empresários estão esperançosos de que as chuvas previstas para este ano e o aumento salarial de 10 milhões de servidores públicos fortalecerão a demanda.

Paralelamente, dados mostraram que a inflação ao consumidor em junho se afastou ainda mais da neta do banco central de 5% para março de 2017. O indicador subiu para 5,77% ano a ano, seguindo uma alta de 5,76% em maio. A leitura de junho foi a mais alta desde agosto de 2014. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda