Geral

China fecha faixa de oceano para realização de atividades militares

Redação Folha Vitória

Pequim - A China fechou uma faixa de oceano ao lardo de sua costa leste para atividades militares, mas disse pouco sobre quais exercícios faria e qual a implicação deles.

Um aviso do governo da cidade portuária de Lianyyngang informou que uma porção de aproximadamente 40 mil quilômetros quadrados do Mar Amarelo estava fora do limite para o transporte comercial de quinta-feira a sábado. O aviso do Exército de Libertação Popular diz apenas que "atividades militares em larga escala" estão sendo realizadas entre Lianyungang, na província de Jiangsu, e o porto da província de Shandong, Qingdao, que abriga a frota do Mar do Norte.

Os exercícios vêm dias antes das comemorações do 90º aniversário do Exército de Libertação Popular, cujos detalhes ainda não foram anunciados. A China já intensificou os exercícios da Marinha em portos domésticos, incluindo aqueles que envolviam seu único porta-aviões operacional. Na quinta-feira, as Marinhas chinesa e russa estavam em um exercício conjunto no Mar Báltico, próximo a São Petersburgo. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda