Geral

Exames de sangue, negociações de dívidas e até orientações de advogados: saiba como conseguir tudo isso de graça na GV

O objetivo das faculdades é fazer co o que os alunos possam adquirir mais experiência, de acordo com sua área de atuação. Quem também ganha é a população que não precisa gastar nada

É comum que muitas pessoas busquem orientações ou auxílio de advogados, psicólogos, especialistas em administração ou, até mesmo, de médicos e dentistas em meio às atividades do dia a dia. O que poucos sabem é que muitos destes serviços podem ser obtidos gratuitamente em faculdades e universidades do Espírito Santo.


Os serviços oferecidos para a população são uma opção para que os alunos possam exercer na prática aquilo que eles ouvem em sala de aula. Com a orientação dos professores, eles atendem ao público com a eficiência de um profissional na área de interesse.

Na Grande Vitória, é possível encontrar alguns serviços em diversas faculdades particulares. O Jornal Online Folha Vitória listou alguns desses locais e selecionou 10 serviços gratuitos oferecidos para a população. Confira:

Exames

PIO XXI - Com o objetivo de combater doenças crônicas – diabetes e doenças vasculares – os alunos de Biomedicina da Faculdade PIO XII realizam exames de sangue no Núcleo Integrado de Atendimento à Comunidade (NIAC). A cada semana, são abertas 12 vagas para exames gratuitos de glicose, colesterol total, colesterol HDL/LDL e triglicerídeo. As análises clínicas são realizadas no Laboratório-Escola da faculdade, pelos alunos, sob supervisão de um professor.

Advogados

PIO XII - O curso de Direito da faculdade possui um Núcleo de Práticas Jurídicas (Nuprajur), em espaço anexo à Faculdade, no qual são atendidas pessoas que não possuem condições financeiras de contratar um profissional para defesa de seus direitos. São questões voltadas para o Direito de Família, como divórcio, separação, guarda de filhos e pagamento de pensão, na maioria. São realizados de 100 a 150 atendimentos mensalmente. Atendimento de segunda a sexta, das 15h às 18h. Agendamento apenas às segundas-feiras.

UVV - O curso de Direito da UVV presta atendimento judiciário gratuito à população de baixa renda de Vila Velha desde 1978, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (Nuprajur). São realizados atendimentos nas áreas: trabalhista, previdenciária, família e cível. O Núcleo, em parceria com o Tribunal de Justiça, realiza também a Justiça Comunitária, que são mutirões jurídicos. O projeto atende a casos consensuais – quando há acordo – na área de família. Os processos são julgados no mesmo dia. 

O projeto atende a famílias residentes em Vila Velha, com renda de até três salários mínimos, de forma gratuita, mas áreas de Família e Cível somente. E atende famílias da Grande Vitória, com renda de até três salários mínimos, de forma gratuita, mas áreas: trabalhista previdenciária e violência domestica. Horário de agendamento: Segunda a quinta-feira, das 08h30 as 11 h e 13h30 as 16h e 18h30 as 20h.Campus Boa Vista, Portaria B, em frente ao Fórum de Vila Velha. Levar carteira de identidade, CPF e o comprovante de renda.

FAESA - O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FAESA é um espaço destinado à prestação de atendimento jurídico gratuito à população. Por meio do escritório modelo, os alunos, após estágio em prática simulada, prestam serviço à comunidade com orientação de professores, advogados e especialistas nas áreas Cível, consumidor, Família, Sucessões, Trabalhista e Criminal. O Atendimento no NPJ da FAESA é realizado após agendamento prévio através do telefone (27) 2122-4133, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 20h. Para o primeiro atendimento, é preciso apresentar os documentos pessoais (RG e CPF).

MULTIVIX - O Núcleo de Práticas Jurídicas funciona como um escritório de advocacia, atendendo casos da área da Família, divórcios, ação de alimentos, guarda de menores, reconhecimento e dissolução de união estável e etc. São atendidos no NPJ de forma gratuita moradores do município de Vitória, com renda familiar inferior a três salários mínimos. Para ser atendido: acessar o site da unidade (município) a partir de multivix.edu.br e verificar a disponibilidade pela guia "serviços".

Negociação de Dívidas

PIO XXI - A PIO XII também possui o NAE (Núcleo de Atendimento ao Endividado), para a comunidade. Estudantes orientados por professores do curso de Ciências Contábeis atendem pessoas que tenham interesse em colocar as contas em dia. Os interessados no serviço devem agendar um horário às segundas-feiras, pelo telefone 3421-2563. O atendimento acontece na sexta.]

Administração e Consultoria Empresarial

PIO XXI - Os alunos de Administração da Faculdade PIO XII participam de eventos, em parcerias com outras instituições, em que dão orientações profissionais à comunidade. Ajuda para elaborar currículos é o mais solicitado.

UVV - A EJUVV - Consultoria e Assessoria Empresarial, empresa júnior da UVV, é uma entidade sem fins lucrativos, composta e administrada por alunos de diversos cursos da Instituição. A empresa júnior oferece serviços de consultoria, assessoria e pesquisa para a comunidade em geral e também para empresas, por um valor até 70% abaixo do valor de mercado. O atendimento é realizado em diversas áreas (comunicação, administração, gestão ambiental, marketing, moda, engenharia, e outras) de acordo com a necessidade do cliente.

Projetos arquitetônicos

UVV - O Núcleo de Estudos e Práticas (NEP) elabora projetos arquitetônicos, planilhas orçamentárias e acompanha a execução de obras. O projeto atende a famílias residentes em Vila Velha, com renda de até três salários mínimos, além de organizações não governamentais e associações.

Atividades Desenvolvidas: O Núcleo realiza atividades que envolvem as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Produtos. O Praia Legal –projeto de acessibilidade na Praia da Costa, Oficina de Design Urbano –proposta de intervenção na Região de Terra Vermelha, além de projetos para sede de associação de moradores, associação de pescadores são alguns dos trabalhos já realizados. Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 13h às 18h. Telefone: (27) 3421-2066

Imposto de Renda

PIO XXI - Realizado todos os anos pelos alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade PIO XII nos meses de março e abril. Os plantões para orientação são feitos em horários pré-definidos na Faculdade e em algum outro local de grande circulação (em 2017, foi no Shopping Moxuara). Orientações gratuitas.

Veterinário

UVV - O Hospital Veterinário “Prof. Ricardo Alexandre Hippler” presta atendimento clínico-cirúrgico e laboratorial, além de internações às diversas espécies animais. São realizadas desde cirurgias de rotina, como castrações, até as de alta complexidade, como as de coluna. Tem uma atuação prioritária na prestação de serviços profissionais médico-veterinário nas áreas de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, como cães e gatos, grandes animais (bovinos e equinos), pequenos ruminantes (cabra) e silvestres. Além do atendimento, oferece diagnósticos por imagem (raio X, ultra-som e eletrocardiograma) e exames laboratoriais (patologia clínica, patologia veterinária, microbiologia e imunológica). O atendimento no Hospital Veterinário é realizado por alunos com orientação dos professores. É oferecido também, aos recém-graduados a oportunidade de cursarem o programa de Residência Médico Veterinária em seis diferentes áreas com duração de 12 meses.

Policlínica

UVV - Todos os serviços são oferecidos com baixo custo a população em geral na Policlínica de Referência da UVV, localizada na Rua Mercúrio, s/n, Boa Vista, Vila Velha.Os atendimentos são realizados por alunos, com supervisão dos professores. E os telefones para mais informações são (27) 3421-2190/2191.

- A Clínica de Medicina oferece a comunidade diversas especialidades médicas a baixo custo, como medicina de família, ginecologia e obstetrícia, além de exames de ultrassonografia para as gestantes, inclusive o 3D, e o exame ginecológico colposcopia, utilizado para diagnóstico e tratamento do HPV.

- Teste da orelhinha, próteses auditivas, terapia para distúrbios da comunicação como problemas de voz, gagueira, deficiência mental e trocas na fala são alguns dos atendimentos realizados pela Clínica de Fonoaudiologia. A Policlínica UVV é conveniada ao SUS para a realização de atendimento gratuito a pacientes com problemas auditivos que possuam indicação para uso de aparelho auditivo e é onde os alunos do curso de fonoaudiologia fazem o estágio em audiologia. Nesse caso os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde.

- Na Clínica de Nutrição são oferecidos serviços relacionados à obesidade, hipertensão, diabetes, problemas renais e gastrointestinais. São realizadas também orientação nutricional para atletas e para distúrbios de crescimento e desenvolvimento em crianças e jovens.

- A Clínica de Fisioterapia oferece atendimentos em diversas áreas: cardiorrespiratória, neurologia, pediatria, urologia, ginecologia, traumatologia, reumatologia, ortopedia e hidroterapia.

Odontologia

FAESA - Os atendimentos na Clínica-escola do curso de Odontologia da Faesa são realizados sempre de segunda à sexta-feira. Para ter acesso aos serviços, que são realizados por alunos sob a orientação de professores, os pacientes devem se dirigir à Clínica Odontológica portando os documentos pessoais (RG e CPF) e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ou entrar em contato pelos telefones (27) 2122-4553 ou 2122-4559 ou 2122-4568 para mais informações. 

A clínica atende à comunidade do entorno da Instituição, da Grande Vitória e do interior do estado.

UVV - São oferecidos 56 procedimentos, envolvendo todas as especialidades odontológicas:

Dentística: tratamento restaurador simples, reconstrução coronária extensa e clareamento dental interno e externo;

Endodontia: tratamento e retratamento de canal de dentes anteriores e posteriores;

Periodontia: tratamento periodontal profilático, terapêutico e cirúrgico;

Prótese: reabilitação através de coroas unitárias, pontes fixas, prótese total e parcial removível;

Cirurgia: exodontia, procedimentos cirúrgicos corretivos em tecido duro e mole;

Clínica Odontológica: exame bucal, instrução de higiene oral, profilaxia e aplicação tópica de flúor.

A Clínica de Odontologia conta com doze consultórios equipados.

Psicologia

FAESA - O atendimento oferecido pela Clínica de Psicologia da FAESA é realizado por alunos estagiários, sempre sob a orientação de professores supervisores e psicólogos. A pessoa interessada no atendimento deve comparecer à Clínica pessoalmente para realizar a pré-inscrição e passar por uma entrevista prévia. 

Para o agendamento é necessário apresentar cópia de um documento de identificação com foto da pessoa que será atendida e um comprovante de residência. Em caso de crianças e adolescentes, também é preciso apresentar a certidão de nascimento. Os atendimentos acontecem sempre de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 21h e são gratuitos, exceto o atendimento em Psicoterapia. Também não existe restrição de idade.

MULTIVIX - O NPP é o Núcleo de Práticas em Psicologia em que os alunos de psicologia, a partir do 8º período, fazem atendimento psicoterápico. É oferecido atendimento psicoterápico a crianças, jovens e adultos nas seguintes teorias: Breve Focal, Comportamental, Gestalterapia e Psicanálise.
Para ser atendido: acessar o site da unidade (município) a partir de multivix.edu.br e verificar a disponibilidade pela guia "serviços".

UVV - O atendimento na Clínica de Psicologia varia desde orientação profissional a psicoterapia em grupo. Há também a psicoterapia individual, orientação profissional, psicodiagnóstico e grupo psicoeducativo para pais. Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30

Como chegar em cada faculdade

Para obter mais informações sobre os serviços e atendimentos, veja o endereço de cada faculdade citada na matéria e os contatos:

Faculdade PIO XXI - Rua Bolívar de Abreu, 48 - Campo Grande - Cariacica - ES (27) 3421-2563 - Veja no mapa!

Universidade de Vila Velha (UVV) - R. Luís José, 21 - Boa Vista, Vila Velha - ES, Telefone: (27) 3421-2001 - Veja no mapa!

Faesa - Av. Vitória, 2220 - Monte Belo, Vitória - ES, Telefone: (27) 2122-4100 - Veja no mapa!

Multivix (Vitória) - Rua José Alves, 135, Goiabeiras, Vitória - ES. Telefone: 27 3335-5666. Veja no mapa!
Pontos moeda