Geral

Frente fria se aproxima e termômetros podem marcar até 15°C no ES

A massa de ar polar que trouxe o frio para o país passou pela Argentina e a região de Bariloche registrou 25,4°C abaixo de zero. Até neve caiu no Brasil

Mesmo a semana do capixaba tendo iniciado com sol, as temperaturas devem começar a cair a partir desta quarta-feira (19). Segundo informações do Climatempo, as chuvas também devem retornar ao Espírito Santo. O frio deve chegar por conta de uma massa de ar polar que deixa grande parte do Brasile gelada desde a última segunda-feira (17).

Veja a previsão para cada cidade!

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima nesta quarta-feira em Vitória deve ser de 22°C, e a mínima pode chegar a 19°C. A previsão é que o dia e a noite sejam nublados.

Ainda segundo o Inmet, na quinta-feira (20) a previsão é de máxima também de 22°C, mas a mínima cai para 17°C na Capital. O dia deve ser nublado e com possibilidade de chuva isolada. Já na sexta-feira (21), a temperatura mínima abaixou ainda mais, podendo chegar a 15°C com o dia nublado e possibilidade de chuva.

Ar polar no Brasil

Segundo o Climatempo, a massa de ar polar que atingiu o Brasil no último dia 17 é a mais intensa do ano até agora, mas é pouco provável que outra onda de frio com estas características passe pelo país até o fim do ano.

O instituto informou que essa massa de ar de origem polar é extremamente forte e que vem congelando o centro-sul da América do Sul desde o sábado (15). Por causa desta intensa onda de frio, a região de Bariloche, no lado Argentino da cordilheira dos Andes registrou 25,4°C abaixo de zero, um recorde histórico, segundo informação do serviço nacional de meteorologia da Argentina. Neve que caiu sobre Santiago, capital do Chile, também foi histórica. A neve caiu também em áreas da província de Buenos Aires, o que não é comum.

Toda massa de ar polar é um sistema de alta pressão atmosférica e uma das formas de medir sua força é pela avaliação do valor da pressão atmosférica, explicou o Climatempo. 

Pontos moeda